Ensino

Especialização gratuita a distância Ciência é Dez está com inscrições abertas

Público são professores dos anos finais do ensino fundamental. Inscrições encerram na sexta, 30

Como se aprende ciência? E como se ensina? A especialização Ciência é Dez é uma oportunidade para professores e professoras que atuam no ensino sistema público de ensino se especializarem no ensino de ciências. As inscrições estão abertas e podem ser feitas online até sexta-feira, 30 de junho, neste endereço. A relação de documentos necessária para a inscrição pode ser consultada no edital de seleção

O curso, uma especialização lato sensu, é gratuito e direcionado especialmente a professores e professoras que atuam com o ensino de ciências nos anos finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano. Iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a especialização é realizada a distância e ofertada em rede por diferentes universidades, via Universidade Aberta do Brasil (UAB). A FURG oferece 150 vagas, em diferentes polos: Canguçu, Novo Hamburgo, Picada Café, Sobradinho e Esteio. São 30 vagas para cada um dos polos.

Esta é a segunda oferta do curso, que teve sua primeira turma em 2019. “O curso proporciona a qualificação dos professores para o ensino por investigação e fortalece a interação entre instituições de ensino superior e escolas de ensino fundamental”, explica uma das coordenadoras do curso na FURG, professora Denise Vieira de Sena. Professores e professoras que cursaram a especialização na primeira turma são autores e autoras de textos do livro Proposições pedagógicas desde o C10/FURG: atividades investigativas no ensino de Ciências. Na obra, organizada por Suzi Samá e Júlia Guimarães Neves, é aprofundado o ensino por investigação como uma linha condutora do curso.

O livro, que pode ser acessado gratuitamente aqui , é um bom exemplo do que se discute no curso, que tem três módulos e 480 horas de formação. Na obra, se reflete sobre a necessidade de modificar a forma como o conhecimento científico é abordado em sala de aula e são apresentadas 18 sugestões de atividades para subsidiar o planejamento e ações de professores a partir da investigação. Os temas contemplam desde o formato da terra, o consumo, o tabagismo, gênero, alimentação saudável, entre outras temáticas, todas como problematização da realidade. A coordenadora do curso Denise Sena, reforça: “A importância de se especializar para o ensino de ciência está no estudo de bases metodologias interativas e problematizadoras, contribuindo em espaços educativos”.

Inscrições abertas também para docentes da especialização

Ao mesmo tempo em que estão abertas inscrições para estudantes, o Ciência é Dez também está com inscrições abertas para docentes do curso. Há editais para professores e professoras da FURG de diferentes unidades, para atuar como formador/a bolsista. Podem participar da seleção tanto docentes efetivos na ativa, quanto substitutos ou ainda aposentados. Para participar é necessário ter experiência em ensino, pesquisa e extensão. As vagas abertas são para docentes das seguintes unidades da FURG:

- Centro de Ciências Computacionais (C3)
- Instituto de Educação (IE)
- Instituto de Letras e Artes (ILA)
- Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef)
- Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI)
- Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Iceac)

Os editais podem ser acessados em dois links: aqui e aqui. Para mais informações sobre o Ciência é Dez na FURG, acesse o site do curso.