CIÊNCIA

Espectrometria Atômica é tema de workshop

Grupo visitou laboratórios do Centro Integrado de Análises

Photograph: Divulgação

Foi realizado na segunda-feira, 17, um workshop sobre Espectrometria Atômica com atividades envolvendo palestras (no formato online) e visitas técnicas ao Laboratório de Espectrometria Atômica e aos demais laboratórios do Centro Integrado de Análises (CIA). 

O workshop contou com a participação dos palestrantes Bruno Meira Soares (FURG), Rodolfo Carapelli (FURG), Paola de Azevedo Mello (UFSM) e Fábio Andrei Duarte (UFSM), que abordaram as técnicas de espectrometria de absorção atômica de alta resolução com fonte contínua (HR-CS AAS) e espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS) e suas aplicações em análises de amostras ambientais, alimentícias, biológicas, entre outras.

Para o segundo dia do evento, 18, estava previsto um minicurso sobre HR-CS AAS, mas devido à paralisação de docentes e discentes o minicurso não ocorreu e foi reagendado para o dia 11 de novembro. O workshop contou a participação dos professores Vânia Rodrigues de Lima e Bruno Soares como organizadores e faz parte do projeto de extensão intitulado "Estratégias para divulgação do Centro Integrado de Análises/FURG e captação de usuários", coordenado pela professora Vânia e desenvolvido pelo Conselho Técnico Científico (CTC) do CIA e pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp). O projeto também conta com a colaboração do Programa de Pós-graduação em Química Tecnológica e Ambiental (PPGQTA).


Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em função do segundo turno.