EXTENSÃO

“Feira das Ciências” participa da entrega de kits experimentais para escolas de Rio Grande

Ação foi realizada pela Smed e envolveu escolas da rede municipal

Photograph: Divulgação

Na última sexta-feira, a equipe do projeto de extensão “Feira das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo” participou da entrega de kits experimentais de ciências realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). A ação contemplou escolas da rede municipal do município.

A Feira das Ciências é um dos projetos do Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática (Ceamecim), coordenado pela professora Rafaele Rodrigues de Araujo em conjunto com a servidora técnico-administrativa em educação, Daiane Rattmann Magalhães Pirez; ambas do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef). A equipe também é composta pela professora Fernanda Sauzem Wesendonk; as colaboradoras Anahy Arrieche Fazio e Franciele Pires Ruas; as pós-graduandas do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências (PPGEC), Joana Pasinatto e Isabel Bacelo; além das graduandas Francislene Sampaio de Lemos e Emilia de Pinho Machado.

A equipe do projeto foi responsável - em conjunto com alguns professores da Educação Básica – por contribuir com a elaboração dos roteiros e seleção dos materiais que compõem os kits experimentais de ciências, por meio de uma parceria que surgiu com a Smed em 2022.  Os kits contemplam um conjunto de materiais que contribuem com atividades práticas, os quais podem ser utilizados tanto nas atividades pedagógicas de Ciências, bem como nas demais áreas do conhecimento.

Com isso, a equipe pretende dar continuidade ao projeto de extensão “EXPERIMENTA CIÊNCIAS: Kits de Atividades experimentais para escolas municipais de Rio Grande/RS” de forma a organizar e ofertar ações de formação continuada, a fim de incentivar e contribuir com os professores da Educação Básica para a utilização dos kits disponibilizados. As coordenadoras dos projetos de extensão ressaltam a importância da articulação entre universidade e escola, uma vez que o material distribuído uma forma de incentivo não somente à experimentação, mas para possíveis práticas interdisciplinares e investigativas, sejam nas aulas de Ciências ou outras áreas do saber.

Acesse mais informações sobre o projeto Feira das Ciências aqui.