RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

FURG recebe a visita do novo comandante do 5º Distrito Naval

Iniciativa teve a intenção de apresentar à universidade e suas potencialidades

Photograph: Hiago Reisdoerfer/Secom

Durante a tarde da última quinta-feira, 17, o reitor Danilo Giroldo e o diretor do parque científico e tecnológico da FURG (Oceantec), Artur Gibbon, receberam a visita do novo comandante do 5º Distrito Naval, vice-almirante Fonseca Júnior; acompanhado pelo antigo titular do cargo e agora ministro do Superior Tribunal Militar, almirante de Esquadra Leonardo Puntel. Na ocasião, foi apresentado à nova autoridade uma parte da capacidade instalada da universidade, bem como seu potencial em ensino, pesquisa, extensão, cultura e inovação.

De acordo com Giroldo, a visita demonstra o respeito e a importância da relação entre a FURG e a Marinha do Brasil. “Receber o novo comandante logo nos seus primeiros dias de atuação na cidade, além de um ato institucional relevante, permite que ele possa conhecer a nossa capacidade instalada, nossa estrutura de interação com a Marinha, nossa estrutura acadêmica e o parque tecnológico, ambientes que ilustram o potencial transformador da universidade junto ao seu território”, explica e completa: “Da mesma forma, é muito importante também a visita do almirante Puntel, que já foi comandante do 5º DN, e é uma pessoa muito próxima à instituição, uma vez que durante sua gestão desenvolveu diversas ações em conjunto com a FURG”.

Recepcionados no Gabinete do Reitor para uma conversa introdutória sobre a história da universidade e seu contexto de atuação junto à comunidade, durante o restante da agenda as autoridades puderam conhecer as instalações da Estação de Apoio Antártico (Esantar) – que atua fortemente vinculada à Marinha do Brasil -, e do Oceantec.

“É muito bom receber o pessoal do 5º DN, em especial o comando, pois a marinha é uma instituição muito importante para a cidade, e, é claro, para a FURG e o Oceantec também. A Marinha do Brasil trabalha bastante com o desenvolvimento e aplicação de tecnologias, e isso nos aproxima. Conversamos muito sobre o tema, apresentamos algumas startups e o Simulador Marítimo Hidroviário – aparato utilizado pela Marinha e pela Praticagem da Barra para estudar manobras em ambientes controlados que simulam canais reais e situações reais”, destacou Gibbon. 

 

Gallery

Iniciativa teve a intenção de apresentar à universidade e suas potencialidades

Hiago Reisdoerfer/Secom