SAÚDE

Gestão da Ebserh discute estratégias para otimizar e ampliar serviços oferecidos pelo SUS no hospital de Rio Grande

HU-FURG é referência em média e/ou alta complexidade para a 3º e 7ª Coordenadorias Regionais de Saúde do RS

Photograph: Fernando Halal/Secom

Conhecer de perto o funcionamento do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) desde 2015. Esse foi um dos objetivos de uma visita técnica à unidade hospitalar realizada pelo presidente da estatal, Arthur Chioro, nesta quarta-feira, 10. Na ocasião, também foram discutidas possíveis melhorias na área de ensino, pesquisa e inovação, bem como na prestação de serviços via Sistema Único de Saúde (SUS) e alinhamentos com reitoria da FURG.

De acordo com Chioro, a visita foi para conhecer as necessidades e ajudar, com o apoio técnico e financeiro, a pensar o Hospital a curto, a médio e a longo prazos. “Nós queremos aprimorar imediatamente o que é possível ser aprimorado, além de orientar as prioridades em termos de recursos para que o HU possa melhorar a qualidade do atendimento à população e as condições de ensino e pesquisa”, afirmou.

O reitor da FURG, Danilo Giroldo, salientou que há a possibilidade de concretizar, durante o ano de 2024, a mudança de toda a área acadêmica da Faculdade de Medicina e Escola de Enfermagem para o prédio novo da área acadêmica. “Se concluída essa mudança, possibilitará a expansão do Hospital Universitário para a atual área acadêmica”, enfatizou.

Dinâmica da visita
Além da reunião com o reitor da FURG e com a superintendente do HU, Chioro também se reuniu com a governança do HU-Furg (a superintendente do HU-FURG, Sandra Crippa Brandão; a gerente de Ensino e Pesquisa, Marilice Magroski; o gerente de Atenção à Saúde, Fábio Lopes; a gerente Administrativa em exercício, Roberta Funchal; e o gerente Administrativo Tomás Dalcin) e com o deputado federal Alexandre Lindenmeyer. Também conheceu as áreas assistenciais, administrativas e de ensino do HU-FURG.

A superintendente do HU-FURG explicou que se reuniram pela manhã para discutir temas que gostariam de trabalhar ao longo do ano e sobre necessidades que existem hoje no Hospital. “Durante a tarde, realizamos uma visita bem ampla, passando por diversos setores e verificando situações que precisamos de investimentos imediatos”, disse Sandra Crippa.

Outros temas abordados
O presidente comentou sobre o início dos atendimentos do novo serviço que o HU-FURG passa a ofertar via SUS para pacientes transexuais. Trata-se da Atenção Especializada no Processo Transexualizador, na modalidade hospitalar, que possibilitará a realização de cirurgias para afirmar a identidade de gênero dos pacientes. Esses procedimentos podem incluir a construção de órgãos genitais ou a remoção de órgãos acessórios, como testículos, mamas, útero e ovários. “O Hospital vai ser uma referência estadual e os primeiros pacientes começarão a ser atendidos, em um volume pequeno do ponto de vista quantitativo, mas do ponto de vista do desafio e da complexidade do cuidado interdisciplinar que esses pacientes precisam, é muito grande”.

Sobre a Ebserh e o HU-FURG
O HU-FURG conta com 213 leitos e é referência em média e/ou alta complexidade para a 3º e 7ª Coordenadorias Regionais de Saúde do Rio Grande do Sul. Em 2023, foram prestadas mais de 95 mil consultas/atendimentos ambulatoriais; 261 mil procedimentos com finalidade diagnóstica; 4,8 mil procedimentos cirúrgicos ambulatoriais; 3,8 mil ações de promoção e prevenção em saúde; 1.019 partos e cesarianas; e 4.730 internações, conforme dados do Sistema Datasus. O HU faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015.

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

 

 

 

Gallery

HU-FURG é referência em média e/ou alta complexidade para a 3º e 7ª Coordenadorias Regionais de Saúde do RS

Fernando Halal/Secom