COOPERATIVISMO

Lançamento do projeto e-COO acontece nesta quinta-feira, 14

Ação será realizada no campus Carreiros, junto ao antigo Nudese, às 10h

Com o objetivo de desenvolver uma plataforma tecnológica para facilitar a comercialização solidária por meio da tecnologia social inovadora com base no Cooperativismo de Plataforma, o projeto “e-COO – Cooperativismo de Plataforma: inovação e tecnologia social para o fortalecimento da agricultura familiar da região geográfica imediata de Pelotas”, receberá o seu lançamento oficial nesta quinta-feira, 14. A ação acontece no campus Carreiros, junto ao antigo Nudese, a partir das 10h, oportunidade na qual será inaugurado, também, um armazém próprio para as atividades.

O projeto conta com o financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS); e sua realização é fruto da parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul), a Universidade de Torono (Canadá), e a FURG - por meio do Centro de Ciências Computacionais (C3), do Instituto de Letras e Artes (ILA) e do Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico (Nudese).

Na prática, a iniciativa se propõe a elaborar uma plataforma digital que possibilite o comércio – e trocas – entre pequenos produtores e cooperativas. Por meio da aplicação de tecnologias, é esperado que o projeto gere oportunidades de trabalho e renda para este público.

O e-COO conta com a participação de estudantes do programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional, dos cursos do ILA e de outras unidades acadêmicas que estabelecem relação com o Nudese. Ao todo, o prazo para o desenvolvimento da plataforma é de dois anos, aglutinando um valor de execução de mais de R$ 2 milhões.