AVALIAÇÃO

Pesquisa aponta alto índice de satisfação com os Restaurantes Universitários

Coleta de dados foi realizada em outubro de 2023 por meio da opinião de usuários dos Rus

Avaliando características como a qualidade das refeições, atendimento, instalações físicas e aspectos relacionados à gestão ambiental, uma pesquisa aplicada em outubro de 2023 buscou ouvir os usuários dos Restaurantes Universitários da FURG para medir – entre outros indicadores - o nível médio de satisfação com a prestação deste serviço. Em uma escala em que a nota 10 representa satisfação máxima, a média geral de avaliação dos RUs foi superior a 8.

Sobre o processo

Realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), em ciclos avaliativos estipulados de acordo com o Programa Institucional de Avaliação e Planejamento, a presente pesquisa foi organizada e executada pela Diretoria de Avaliação Institucional (DAI) - da Pró-reitoria de Planejamento e Administração (Proplad) - em parceria com a Diretoria de Assistência Estudantil (DAE) - da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) - e o grupo PET Sabest Conexões de Saberes Estatísticos - do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) - e Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra).

O estudo valeu-se de um sistema de amostragem por abordagem direta e aleatória dos usuários dos três Restaurantes Universitários em funcionamento no Campus Rio Grande: RU CC, RU Lago e RU CCMar, considerando tanto observações acerca do serviço prestado no almoço quanto no jantar. Os avaliados tiveram acesso à tablets para o preenchimento de um questionário.

O tamanho de amostra foi calculado com base na variabilidade da satisfação encontrada no teste-piloto realizado anteriormente, utilizando nível de confiança de 95% e um erro de amostragem máximo de meio ponto percentual. Os resultados estão disponíveis no site da Avaliação Institucional e nas redes sociais.

O impacto das informações

Um dos aspectos mais relevantes oriundos das informações obtidas por meio da pesquisa é o índice de satisfação dos serviços dos RUs, dado que fornece importantes contribuições para os gestores no tocante a realidade do funcionamento destes espaços. A pesquisa também serviu para subsidiar a gestão na avaliação de alguns procedimentos junto às empresas prestadoras dos serviços e, ainda, subsidiar a equipe técnica da FURG para termos de referência em futuros contratos.

A Prae - enquanto gestora dos Restaurantes - convidou as equipes de limpeza, cozinha, nutrição e gestão de empresas que atuam nestes espaços para levar o feedback da pesquisa e discutir melhorias, qualificar os pontos positivos destacados e avaliar a viabilidade das sugestões obtidas como, por exemplo, a instalação de uma máquina de lavar louças no RU CC Mar; a abertura de mais um buffet em horários de pico no RU Lago; e a melhora do café da manhã no RU CC.

Outros dados coletados durante a pesquisa fazem menção às peculiaridades de aderência aos espaços, a exemplo do uso do cardápio como critério mais utilizado na hora da escolha do RU, seguido do tempo de deslocamento, da segurança e das formas de pagamento aceitas nos restaurantes (no caso do Campus Rio Grande – Unidade Carreiros, onde há mais de um restaurante).

Atendimento Prioritário

O Atendimento Prioritário nos Restaurantes Universitários da FURG trata de uma adequação da universidade à legislação federal, esta, por sua vez, com base na LEI Nº 14.626, DE 19 DE JULHO DE 2023. O texto prevê a preferência no atendimento e na reserva de assentos para Pessoas com deficiência; Idosos a partir de 60 anos; Gestantes; Lactantes; Crianças de colo; Pessoas obesas; Autistas; Pessoas com mobilidade reduzida; Doadores de sangue.

A ação foi uma das novidades do início do semestre letivo de 2024 e possui caráter permanente, e se faz valer a partir do atendimento prioritário no caixa dos RUs, bem como na forma de assentos reservados àqueles estudantes que integram os grupos acima mencionados; as mesas cedidas para este fim estão devidamente identificadas com adesivos informativos. O processo de adequação e monitoramento do cumprimento desta normativa é de responsabilidade do Programa de Apoio aos Estudantes com Necessidades específicas (PAENE), e, portanto, a preferência se estende também aos bolsistas de interação do ambiente universitário que oferecem apoio nas atividades realizadas pelos acadêmicos com deficiência e (ou) necessidades específicas nos diferentes ambientes da FURG.