EVENTO INTERNACIONAL

Professora da FURG ministra curso no Instituto Guimarães Rosa na Argentina

Inscrições já estão abertas; evento é voltado para professores de língua portuguesa no país

Com carga horária de 120 horas e voltado para professores de língua portuguesa que atuam na Argentina, o Instituto Guimarães Rosa, de Buenos Aires - em parceria com a FURG e a Universidade de Filosofia e Letras de Buenos Aires (UBA) - oferta o curso de capacitação docente “Documentação narrativa de experiências pedagógicas na formação em Rede”, ministrado pela professora Aline Dorneles (EQA). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas clicando aqui.

Realizado na modalidade presencial - na capital argentina - o curso propõe a constituição e o fortalecimento de redes de investigação-formação de professores em língua portuguesa na Argentina. A proposta busca desenvolver a formação continuada de professores fundamentada no processo de documentação narrativa de experiências pedagógicas do ensino da língua na América Latina, principalmente, com a articulação de redes entre Brasil e Argentina. Desse modo, a partir dos aportes teóricos e metodológicos da investigação narrativa (auto)biográfica busca-se promover o protagonismo do trabalho docente, a construção e reconstrução dos saberes e dos conhecimentos oriundos da prática educativa.

Para professores interessados que atuam e residem em outras localidades do país, o evento também oferta uma opção em modalidade virtual. Mais informações estão disponíveis aqui.

Sobre o IGR

O Instituto Guimarães Rosa (IGR) é um órgão do Ministério de Relações Exteriores responsável pela divulgação da cultura Brasileira e da língua portuguesa no exterior. Possui 24 unidades, criadas a partir da década de 1940; atualmente as unidades se encontram distribuídas na África, América, Europa e Oriente Médio.

O IGR em Buenos Aires é o único centro de ensino de português da Embaixada do Brasil no país. Seus objetivos são a divulgação do idioma e a difusão da cultura brasileira na Argentina. Para isso conta com um plantel de docentes brasileiros com ampla trajetória profissional e formação acadêmica específica na área.

Conheça mais sobre o IGR – Buenos Aires no seu site oficial.