AGENDA SOCIAL

Prograd promove Comgrad com a temática do autismo

Evento realizado no dia 19 foi dedicado à educação inclusiva

Photograph: Divulgação

No último dia 19, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) realizou mais uma reunião do Comitê de Graduação (Comgrad). A reunião aconteceu no auditório da SEaD, das 9h às 12h. O evento foi realizado para as coordenações dos cursos de graduação da FURG, sendo destinado à temática da educação inclusiva, visto que é um dos anseios dos docentes aprender modos de acessibilizar e trabalhar em suas disciplinas com os estudantes com deficiência.

Aproveitando que o mês de abril dialoga sobre o Dia Mundial de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista e que a Agenda Social da FURG neste ano é voltada aos Direitos Sociais e Humanos, e tem como slogan "Diversidade em todas as formas", foi definido para essa reunião do Comgrad abordar a temática do TEA. Nesta medida, com a fala "Compartilhando experiências sobre o Transtorno do Espectro Autista", compuseram a mesa Bernadete Moraes, diretora da Escola Municipal de Educação Especial Maria Lucia Luzzardi, além de Ana Cristina Jaques e Sheron Leal, também professoras de Educação Especial que integram a escola. As palestrantes abordaram várias características e níveis de autismo, apontaram algumas possibilidades pedagógicas para a intervenção e manejo, problematizaram situações envolvendo a dificuldade de comunicação e das autorregulações, além de socializarem as vivências e experiências nas atividades realizadas com seus estudantes na escola.

A pró-reitora de Graduação, professora Sibele Martins, destacou a importância do encontro formativo, de reconhecer e aprender a partir do relato de experiências das professoras da Educação Básica que atuam há anos com os estudantes com deficiência, em especial aqueles apresentam TEA. A docente enfatizou ainda que a FURG possui ações voltadas ao apoio pedagógico dos professores da universidade, como é o caso do Núcleo de Estudos e Ações Inclusivas (Neai), e outras atividades formativas no âmbito do Programa de Formação Continuada na Área Pedagógica (Profocap), que são estruturadas e desenvolvidas pela Diretoria Pedagógica (Diped) da Prograd, como é o exemplo dos Diálogos Plurais do Centro de Formação e Orientação Pedagógica (CFOP) da FURG.

Para saber mais sobre os Diálogos Plurais do CFOP, acesse o canal oficial no YouTube. Neste canal são disponibilizadas várias lives que abordam temáticas do ensino superior que inclui, entre elas, uma playlist voltada à Educação Inclusiva.