CIÊNCIAS DO MAR

Reitor Danilo Giroldo entrega relatório do PPG-Mar à Sesu-MEC

Documento relata atividades realizadas no ano passado e o planejamento para 2023

Photograph: Divulgação/Sesu-MEC

Cumprindo agenda em Brasília, o reitor Danilo Giroldo entregou o Relatório de Atividades 2022 do PPG-Mar à Secretaria de Educação Superior (Sesu-MEC). O documento abrange ainda o planejamento e orçamento do programa para o ano de 2023.

De acordo com o coordenador e professor Luiz Carlos Krug, o Comitê Executivo Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar (PPG-Mar) tem dez grupos de trabalho, cada um dedicado a uma temática - entre elas, estão mercado de trabalho, empreendedorismo e a intersecção das ciências naturais com as ciências humanas. "Tudo isso em conjunto vai ao encontro desse objetivo de formar, melhorar e ampliar a formação nesse campo. Este é o conteúdo do relatório, o que realizamos no ano passado em relação a isso e o que se pretende fazer este ano", explica.

O documento traz informações como relatórios de viagens, resultados científicos, cruzeiros realizados, visitas de escolas a bordo, manutenção das embarcações, aquisição de materiais e serviços de inspeção.

Para o ano de 2023, o coordenador adianta que uma das atividades de maior relevância será a realização de um encontro de coordenadores de graduação, pós-graduação e de líderes de grupos de pesquisa. O evento ainda não tem data e local, o que será decidido no próximo mês, em reunião em Brasília.

Criado em 2005, com a finalidade de apoiar, consolidar e avaliar a formação de pessoal em Ciências do Mar, o PPG-Mar é atualmente responsável por executar as tarefas necessárias ao cumprimento das metas e ao alcance do objetivo estabelecido para a Ação “Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar”, integrante do 10º Plano Setorial para os Recursos do Mar, da Marinha do Brasil.

Coordenado pelo MEC e constituído por representantes de diversos ministérios e órgãos públicos, além de integrantes da comunidade acadêmica, o PPG-Mar desenvolve um conjunto de iniciativas que visam melhorar a qualificação do corpo docente, ampliar o intercâmbio discente e docente, melhorar a infraestrutura dos cursos de graduação e programas de pós-graduação, apurar a qualidade dos periódicos, ampliar a oferta de material didático, atualizar as matrizes curriculares, apoiar a experiência embarcada, facilitar a inserção dos egressos no mercado de trabalho, difundir a cultura empreendedora e incentivar a mentalidade marítima.

Levantamentos mais recentes do PPG-Mar mostram que o país conta, atualmente, com 55 cursos de graduação, de cinco modalidades (Engenharias de Pesca e de Aquicultura, Ciências Biológicas, Oceanografia e Ciências do Mar), que são oferecidos por 46 instituições de ensino superior, que já formaram 13.961 profissionais. São 29 programas de pós-graduação dedicados em sua maioria ao tema no Brasil, oferecidos por 19 instituições, que, até 2019, formaram 4.640 mestres e 1.321 doutores.

Nessa década e meia de atuação, o PPG-Mar tem como principais resultados a construção de quatro Laboratórios de Ensino Flutuantes (LEF), que atendem à formação embarcada; a produção de livros didáticos, que enfatizam a realidade do mar e zona costeira do Brasil; e o Repositório de Teses e Dissertações em Ciências do Mar.