SUSTENTABILIDADE

Reitor esteve reunido com ministra do meio ambiente para debater conservação do bioma pampa

Reunião aconteceu em Brasília, na última quarta-feira, 13, e contou com a presença de diversas autoridades políticas e acadêmicas

Photograph: Divulgação

Na tarde da última quarta-feira, 13, o reitor da FURG, Danilo Giroldo, esteve reunido com a ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva para debater – entre outras pautas -, as possibilidades para o aprimoramento das ações de conservação do Bioma Pampa, bem como sua inclusão no artigo 255 da Constituição Federal, que assegura a regulamentação da área enquanto zona de preservação bem como sobre o uso sustentável dos recursos provenientes da região.

Também estiveram presentes durante o encontro o reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge; o pró-reitor da UFPel, Paulo Ferreira Júnior; o professor da Furg Antônio Libório Philomena; o presidente da Trensurb, Fernando Marroni; as vereadoras Miriam Marroni, de Pelotas; Iasmin Roloff Rutz, de Canguçu; e o vereador Mauricio Freitas, de Santa Vitória do Palmar. Por vídeo: Antônio Carlos Porciúncula Soler, membro do Centro de Estudos Ambientais (CEA); e o representante da prefeitura de Pelotas, Eduardo Schaefer.

A ação teve o intuito de promover o debate técnico e político a respeito da conservação do Bioma Pampa, para que possa dar-se início a uma articulação, por meio do governo federal, de instrumentos e políticas de gestão ambiental e territorial em virtude da proteção da zona territorial.

“A reunião teve dois importantes objetivos, sendo um deles a patrimonialização do Bioma Pampa, pauta esta que é muito importante para um conjunto de políticas de conservação, que, neste contexto, se insere a atuação da recente Rede Bioma Pampa”, explicou o Giroldo. O reitor, durante sua fala, explicou um pouco sobre o grupo de trabalho e tudo que a equipe vem trabalhando e discutindo em conjunto. Surgindo na intenção de aproximar as instituições de ensino superior da região fronteiriça entre Brasil e Uruguai para a criação de uma cooperação internacional em razão da preservação do bioma, a rede é motivada pela promoção de trocas de conhecimento, mobilidade, pesquisa e soluções voltadas para os problemas enfrentados especificamente na região.

“O segundo tema importante tratado na reunião foi a conversa sobre a unidade de conservação na área do Pontal da Barra, que é uma área que está majoritariamente situada em Pelotas, e já possui um conjunto robusto de estudos para que possamos avançar na unidade de conservação deste território”, concluiu Giroldo.

Sobre o Bioma

Presente no Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai, ocupando uma área de 63% do território gaúcho, o bioma Pampa é uma zona territorial que se estende por mais de 700 mil quilômetros. De acordo com o deputado Alexandre Lindenmeyer, responsável pela organização da reunião, o governo federal tem manifestado certa preocupação com o ritmo de destruição provocada por uma série de ameaças provenientes de expansões descontroladas do plantio de grãoes, volume de venenos agrícolas e projetos de mineração.

Marina Silva disse que fará uma visita ao Rio Grande do Sul até o final do ano e ressaltou que a preocupação da comitiva gaúcha é procedente. “O Pampa foi o bioma brasileiro que mais perdeu vegetação nativa entre 1985 e 2021, em termos proporcionais. Precisamos dar a devida atenção. A luta do Ministério do Meio Ambiente não tem sido fácil, mas temos avançado diante de tudo o que foi destruído e desconsiderado pelo último governo”, afirmou.

Por fim, Giroldo informou que o um retorno a Brasília já está marcado; na oportunidade será realizada uma apresentação técnica de estudos que se relacionem com as temáticas debatidas, e deverá acontecer em meados de outubro de 2023.