46ª EXPOINTER

Reitor prestigia trabalho da Ineesol no Pavilhão da Agricultura Familiar na Expointer

Durante a visita, Giroldo também reuniu-se com autoridades do setor agrícola

Photograph: Claudia Laguna

Na tarde desta terça-feira, 29, o reitor da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Danilo Giroldo, esteve em Esteio, visitando o 25º Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF) da 46ª Expointer, prestigiando o trabalho da Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária (Ineesol).

Institucionalizada como um programa de extensão da universidade desde 2018, a Ineesol é responsável por coordenar a infraestrutura utilizada pelo PAF nesta edição da feira, em cooperação com a Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande (FAURG) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), a partir do projeto "Feiras da Agricultura Familiar - Processos associativos”.

Acompanhado da coordenadora Marcia Umpierre, o reitor visitou empreendimentos solidários presentes na feira, onde teve a oportunidade de realizar compras; degustou um café com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), oferecido pelo projeto Pancpop, um dos projetos da Ineesol; e ouviu os docentes e bolsistas da incubadora, que estão aplicando questionários de pesquisa socioeconômica nas bancas expositoras, em um trabalho que renderá grande observação do universo dos agricultores e agricultoras do estado.

Segundo Giroldo, a atuação da FURG junto à agricultura familiar gaúcha na Expointer é motivo de orgulho. “Ser reitor de uma universidade como a FURG, que conta com uma equipe de grande qualidade na execução e operacionalização dos projetos educativos e administrativos, me deixa muito orgulhoso. Vamos torcer para que essas parcerias sigam e que possamos estar na Expointer em 2024”, destacou.

Parcerias institucionais

No estande da Ineesol, Giroldo reuniu-se com o superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Milton Luis Bernardes Ferreira; o representante da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Gervásio Plucinski; o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/RS), Roberto Ramos; e com a superintendente Federal de Pesca e Aquicultura no RS, Ana Luiza Spinelli Pinto, para avaliar a participação da universidade no evento e projetar outras parcerias entre as instituições.

Ferreira falou da complexidade que é executar uma feira como a Expointer. “Esta é a primeira edição da Expointer na qual estou à frente. Foi desafiador mas foi muito satisfatório poder contar com a FURG nesse processo”, completa.

Segundo Plucinski, “o desafio da Unicafes é aproximar o trabalho da universidade com o trabalho das cooperativas e essa pesquisa será uma ótima ferramenta para auxiliar nessa aproximação”.

Já Ramos colocou o Incra à disposição da FURG para futuras colaborações entre as entidades.

O reitor também foi recebido pelo secretário do Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, pelo vice-presidente da FETAG-RS, Eugênio Edevino Zanetti e por representantes da FETRAF-RS em seus respectivos estandes.

 

 

Gallery

Durante a visita, Giroldo também reuniu-se com autoridades do setor agrícola

Foto: Claudia Laguna