HU-FURG

Reitoria cumpre agenda junto à comunidade no novo prédio da Área Acadêmica da Saúde

Na pauta, estiveram a entrega dos dois primeiros pavimentos do prédio e a política de enfrentamento ao assédio da instituição

Photograph: Fernando Halal/Secom

O terceiro andar no novo prédio da Área Acadêmica da Saúde foi ocupado pela primeira vez na tarde desta segunda-feira, 11, para reunião entre representantes do Gabinete da Reitoria, pró-reitorias e a comunidade acadêmica da Escola de Enfermagem (EEnf) e da Faculdade de Medicina (Famed).

Duas reuniões distintas foram realizadas: a primeira com representantes do DCE, Diretório Acadêmico e Associação Atlética do curso de Medicina, além de estudantes em geral de ambos os cursos, Medicina e Enfermagem. Também foram convidados, mas não compareceram, o Diretório Acadêmico e a Associação Atlética da Enfermagem.

O segundo encontro reuniu as direções e coordenações de curso da Famed e da EEnf, além de docentes e técnicos administrativos em educação de ambas as unidades. A pauta tratou da entrega dos espaços de dois pavimentos do prédio para o uso da comunidade, e das ações institucionais de enfrentamento ao assédio.

A entrega parcial do prédio foi detalhada pela equipe da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra). O 3º e 4º pavimentos, que englobam salas de aula e espaços de uso comunitário, são as primeiras unidades do complexo a serem ocupadas.

"Estamos felizes por conseguir liberar esses dois pavimentos, algo que havia sido pactuado em julho com as direções da Escola de Enfermagem e da Faculdade de Medicina", reforçou o reitor Danilo Giroldo, mesmo lamentando a demora na entrega das obras, que atribuiu ao andamento dos contratos com as empresas de obras complementares. "Foi importante apresentar à comunidade o status real da situação. Estamos totalmente empenhados para continuar liberando outros pavimentos conforme as obras forem sendo concluídas".

O pró-reitor de Infraestrutura, Rafael Gonzales, exibiu o histórico de investimentos nas obras do prédio novo, iniciadas em 2012 e que totalizam R$ 23 milhões. Segundo o cronograma apresentado, falta finalizar cerca de 35% das obras de climatização, paralelo à conclusão da subestação de energia. A entrega desta etapa de trabalhos está prevista para abril/maio de 2024, e a inauguração oficial do prédio deve ocorrer no primeiro semestre, se não houver atrasos na finalização das obras.

Gonzales também antecipou sobre o novo mecanismo de acompanhamento quinzenal às obras complementares, que será feito durante o período de janeiro e fevereiro, de forma participativa, com o envolvimento de discentes e das direções das unidades da área da saúde.

Enfrentamento ao assédio
Outro tema tratado durante a reunião no novo prédio foi a Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio, Discriminação e qualquer forma de violência, aprovada recentemente pelo Consun. A Reitoria esclareceu que os procedimentos para averiguação de assédio ocorridos com servidores são definidos pelo Regime Jurídico Único, mas quando se trata de estudantes os procedimentos são definidos pelo Regimento Geral da Universidade. Assim, o reitor comunicou que abrirá um processo de diálogo com estudantes, a fim de revisar o regime disciplinar e o formato de apuração disciplinar discente.

Presente no encontro, Simone Freire, titular da Coordenação de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades (Caid), explicou que todas as denúncias de assédio registradas estão sendo apuradas, mas há um prazo legal a ser cumprido. Ela reforçou os mecanismos existentes de apuração e eventual responsabilização de infrações disciplinares de servidores e de estudantes. "A política (de enfrentamento ao assédio na FURG) aprovada em setembro trouxe uma série de outros deveres e responsabilidades não só da instituição, mas de toda a comunidade. Introduzimos esses deveres de prevenção, educação e assim por diante, e também construímos uma série de sanções para além daquelas que estão previstas no Regime Jurídico Único". Assim, foi incluída, por exemplo, a obrigatoriedade de pessoas em cargo de gestão realizarem um curso de formação sobre assédio, que será implementado a partir do próximo semestre.

Gestores e a comunidade acadêmica em geral acompanharam atentamente as explicações, dando sugestões e manifestando seu apoio.

A apresentação detalhada do desenvolvimento das obras do prédio novo da Área Acadêmica da Saúde e a política de enfrentamento ao assédio podem ser acessadas aqui e aqui, respectivamente. 

 

 

 

Gallery

Na pauta, estiveram a entrega dos dois primeiros pavimentos do prédio e a política de enfrentamento ao assédio da instituição

Fernando Halal/Secom