INFORME

Reitoria recebe sindicatos para esclarecimentos sobre o novo plano de saúde

Durante reunião, administração da FURG ouviu demandas e esclareceu dúvidas acerca do novo contrato

Photograph: Hiago Reisdoerfer/Secom

Na manhã desta sexta-feira, 24, a Reitoria da FURG recebeu representantes dos sindicatos dos servidores técnicos-administrativos em educação (Aptafurg), dos professores (Aprofurg) e dos aposentados e pensionistas (Asipfurg) em uma reunião para esclarecer dúvidas remanescentes do processo de contratação do novo plano de saúde da instituição. Como encaminhamento inicial, foi marcada uma nova reunião com a prestadora de serviço para avaliar os valores em questão.  

O anúncio do contrato foi feito em outubro, e, na oportunidade, a instituição listou uma série de alternativas para minimizar o impacto financeiro para os servidores contratantes; além de apresentar todo histórico do protagonismo da instituição no processo de negociação para contratação de planos privados de saúde. Ainda neste texto, foi posto, com transparência, todos os passos do processo – desde as tentativas de reajuste do contrato até a elaboração da nova licitação.

Recentemente, o debate sobre os detalhes do novo contrato - em especial o aumento do valor de adesão -, foram objetos de discussão online, gerando algumas desinformações pelo caminho, preocupando a comunidade universitária. Dessa forma, o encontro entre os representantes sindicais e a Reitoria – incluindo a presença dos agentes públicos envolvidos diretamente no processo licitatório -, serviu para elucidar algumas questões, além de ouvir as demandas e reinvindicações das entidades, reforçando o posicionamento da reitoria em manter uma administração horizontal, pautada no diálogo com as bases.

Durante a reunião, o reitor Danilo Giroldo, frisou toda cautela que a equipe do processo licitatório teve nas tratativas com a empresa, no tocante ao novo valor de adesão. Por constituir-se como uma etapa sensível, todas as negociações foram devidamente documentadas, seguindo o rito legal ao qual a administração publica se submete. Naquela ocasião, as equipes da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e da Pró-reitoria de Planejamento e Administração (Proplad) realizaram análises minuciosas do pleito feito pela empresa em questão, subsidiando os gestores na condução das conversas realizadas até então.

Ainda no encontro, a Reitoria colocou-se à disposição para ouvir as queixas de irregularidades no processo, no entanto, nenhum apontamento concreto foi colocado em pauta pelos participantes. “Se existirem pontos de irregularidade e eles forem identificados, é importante que sejam explicitados para que os devidos ajustes sejam feitos. Apesar disso, temos plena consciência do nível de cuidado empregado no processo de contratação, embora o valor de adesão não seja aquele que gostaríamos, a atenção aos detalhes nos garante plena segurança quanto à regularidade do processo”, comentou o reitor.

Como encaminhamentos, uma nova reunião foi marcada com a prestadora de serviços para avaliar os valores apresentados no processo licitatório. Os desdobramentos deste futuro encontro serão comunicados à comunidade universitária pelos devidos canais. 

 

Gallery

Hiago Reisdoerfer/Secom