RECEPÇÃO

Últimos dias para a submissão de projetos na Acolhida Cidadã 2023; saiba como efetuar as inscrições

As atividades da Acolhida Cidadã/Solidária começam no início das aulas da FURG

Nesta sexta-feira, 3, encerra o prazo para a submissão de projetos na Acolhida Cidadã/Solidária do 1º semestre. As inscrições devem ser realizadas na página do Sistema de Inscrições da FURG (Sinsc), neste link. Para efetuar a inscrição, é necessário anexar na inscrição o projeto, que deve possuir um coordenador, com vínculo institucional (matrícula ou Siape).  

Estão aptos a enviar propostas todas as entidades sociais e acadêmicas (Centros Acadêmicos, Diretórios Acadêmicos, coletivos, grupos PET, Associações Atléticas e outras entidades) e estudantes matriculados em qualquer fase do curso de graduação, presencial ou EaD, desde que seja em conjunto com a sua respectiva Unidade Acadêmica e/ou coordenação de curso. A expectativa da organização é manter a média de cerca de 75 projetos submetidos.

A homologação dos inscritos será efetuada no dia 7 de março e o retorno aos projetos aceitos até o dia 13. As atividades da Acolhida Cidadã/Solidária começam a partir do início das aulas da FURG no dia 20 e vão até o dia 31.

Novidade

Nesta edição, a temática é “Práticas solidárias de apadrinhamento acadêmico na Acolhida Cidadã 2023”. Pensando nisso, a equipe da Prae propõe o “Apadrinhamento Acadêmico”, que visa acolher estudantes recém-chegados na cidade, oriundos de outras regiões do país ou do exterior.

A ideia surgiu a partir de uma pesquisa, que verificou atividades de apadrinhamento em outras universidades, e na própria FURG, após ouvirem relatos dessa prática no Seminário da Acolhida Cidadã, que ocorre ao final do ano letivo.  Nesse sentido, houve a necessidade de tornar visíveis essas ações de apadrinhamento, que podem ser uma ferramenta potente de alicerce para os estudantes se deslocarem até a universidade e constituírem uma estrutura de permanência, e assim, combater a evasão universitária.

Além disso, os projetos aceitos pela organização devem entregar um vídeo com a atividade de apadrinhamento acadêmico até o dia 17 de abril. As produções vão passar por uma escolha pública, que terá o seu resultado divulgado no mês de maio.

Histórico da Acolhida Cidadã

Criado em 2010, pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), mediante a Deliberação nº 164/2010 do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea), em consonância com a resolução 008/2004, que proíbe o trote organizado e praticado por estudantes veteranos nos calouros, a ideia do programa é incentivar às práticas de cidadania e responsabilidade social. O objetivo é recepcionar e integrar os novos alunos a comunidade universitária, por meio de ações solidárias, afetuosas, respeitosas à dignidade.

Desde então, a Acolhida Cidadã acontece no início de cada semestre letivo da FURG, com exceção do ano de 2020, em função da pandemia. A ação conta com atividades mais intensas nas duas primeiras semanas de aula e no final de cada ano, é realizado o Seminário de Encerramento da Acolhida Cidadã, sendo um espaço para dialogar e possibilitar a troca de saberes adquiridos nos projetos realizados ao longo do ano.

Confira o edital da Acolhida Cidadã 2023 e o modelo de projeto, que deve ser seguido, abaixo.

Edital

Modelo de projeto