COORDENAÇÃO DE COMPRAS

Unidades de Aquisição Direta e Formalização de Contratos apresentam resultados à Gestão de Riscos

Coordenação de Contratos Terceirizados/Proinfra será analisada no primeiro trimestre de 2023

Photograph: Divulgação

Áreas específicas da FURG implantam o sistema de Gestão de Riscos Organizacionais em seus processos, a exemplo do que já foi divulgado sobre a Diretoria de Administração de Materiais/Licitações e a Diretoria de Obras.

Desta vez foram as unidades de Aquisição Direta e Formalização de Contratos, ligadas à Coordenação de Compras da universidade, que apresentaram seus resultados. A extensa agenda de encontros com o Núcleo Executivo/COGR e de análises entre a própria equipe foi concluída para identificação e tratamento dos riscos e para a definição do plano de ação, que visa buscar a mitigação dos riscos mais elevados dos setores analisados.

As apresentações lideradas pelo coordenador da área, Jacy Hornes, e demais integrantes das equipes aconteceram no dia 14 de dezembro, com a presença do reitor Danilo Giroldo, do pró-reitor de Planejamento, Diego Rosa e dos integrantes do Comitê Operativo de Gestão de Riscos, Juliana Fausto Flores, Rafael Lipinski Paes, Viviane Touguinha Bauer, Jozeneidi Machado, Kátia Arpino Rasia, Aline Freitas, e os estudantes de Engenharia Henrique Santana e Agatha de Andrade, bolsistas do Núcleo Executivo de Gestão de Riscos/Nuex, responsável pelo apoio à implantação do sistema nas unidades da FURG.

"Agradeço o envolvimento de toda a equipe, tanto dos técnicos e trabalhadores das unidades quanto do Nuex e do Comitê Operacional de Gestão de Riscos, que estão fazendo um trabalho muito bom e que vai trazer muitos frutos com os planos de trabalho e os projetos já encaminhados para minimizar os riscos identificados", afirmou o reitor da universidade, Danilo Giroldo.

De acordo com Juliana Flores, presidente do Comitê Operativo de Gestão de Riscos, "a etapa de apresentação dos planos de ação desenvolvidos pelas unidades demonstra o nível de engajamento dos servidores e gestores para a implantação do Sistema de Gestão de Riscos nos processos organizacionais. Ficamos contentes em perceber esse resultado, pois sabemos que esse envolvimento é fundamental para que a GR avance nos demais processos da universidade”.

É importante destacar que todas as atividades de GR desenvolvidas na FURG em 2022, com o auxílio do Núcleo, já foram reportadas ao Comitê de Governança, Riscos e Controle Interno, através de relatório e de reunião na Reitoria, no mês de novembro. A medida atende norma instituída pela Metodologia de Gestão de Riscos da universidade.

Com esses eventos, o Nuex/COGR, junto à FURG, conclui com sucesso o cronograma previsto para 2022 e já tem alinhada sua atuação para o primeiro trimestre de 2023, que contempla o início da implantação da GR na Coordenação de Contratos Terceirizados, na Proinfra/PU.