CELEBRAÇÃO

Vice-reitor da FURG é homenageado com o grau de Comendador da Ordem de Silva Paes

Cerimônia integrou programação de aniversário de 287 anos da cidade do Rio Grande

Photograph: Fernando Halal/Secom

"É uma grande honraria e um compromisso, também, receber esta condecoração. Entendo que toda homenagem prestada, principalmente no meu caso como gestor público de uma universidade, também indica que a condecoração representa a atuação da instituição no município". As palavras são do vice-reitor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Renato Duro Dias, agraciado no final da tarde desta segunda-feira, 19, com o grau de Comendador da Ordem de Silva Paes, em meio às comemorações aos 287 anos da cidade do Rio Grande.

A tradicional cerimônia de entrega das medalhas foi realizada em frente ao Monumento ao Brigadeiro José da Silva Paes, na Praça Xavier Ferreira, no Centro Histórico do município. Outra homenageada foi a professora Silvia Botelho, do Centro de Ciências Computacionais da FURG, que recebeu o grau de Oficial pelas mãos do prefeito Fábio Branco. O reitor Danilo Giroldo também esteve presente durante o ato.

"Independente da missão de cada um de nós que está aqui sentado hoje, recebendo esta condecoração, todos temos como vocação fazer de Rio Grande uma cidade melhor; fazer com que as pessoas que vivam aqui sejam mais felizes. Todos nós amamos esta terra", disse a professora Silvia Botelho em seu discurso.

"Não só é muito gratificante receber essa homenagem, como também ressalta a importância de todo o trabalho coletivo realizado pela universidade em prol de um dos municípios em que ela está inserida", observou o vice-reitor.

A Ordem de Silva Paes é uma homenagem às pessoas que, em seu trabalho cotidiano, contribuíram com a construção, identidade e história do município. A entrega das medalhas foi realizada pelo Grão Mestre da Ordem de Silva Paes, o prefeito Fábio Branco, e pelo chanceler da Ordem de Silva Paes, Lauro Barcellos.

Além dos representantes da FURG, outras 13 personalidades foram homenageadas com a Ordem, entre elas a Miss Brasil 2023, Maria Brechane. Confira a lista completa abaixo.

1. Arita Gilda Hübner Bergmann – Grau de Comendador
2. Galvão Bueno – Grau de Comendador
3. Renato Duro Dias – Grau de Comendador
4. Isnard Peixoto Filho – Grau de Comendador
5. Rudimar Tonini Soares – Grau de Comendador
6. Silvia Silva da Costa Botelho – Grau de Oficial
7. Evandro Augusto – Grau de Oficial
8. Marcelo André Carbonera Valente – Grau de Oficial
9. Lígia Marques Furlanetto – Grau de Oficial
10. Clóvis da Silva Klinger – Grau de Cavaleiro
11. Duda Keiber – Grau de Cavaleiro
12. Klécio Santos – Grau de de Cavaleiro
13. Fernanda Salomão Hackbart – Grau de Cavaleiro
14. Maria Eduarda Brechane – Grau de Cavaleiro
15. Débora Nilce Alencastro – Grau de Cavaleiro

 

 

 

Gallery

Cerimônia integrou programação de aniversário de 287 anos da cidade do Rio Grande

Fernando Halal/Secom