NUDESE

Voltada à agricultura familiar, plataforma e-COO ganha lançamento na FURG

Cooperativa facilita comercialização solidária de produtos orgânicos direto do produtor

Photograph: Fernando Halal/Secom

Em uma cerimônia marcada pela emoção, foi lançada na manhã de quinta-feira, 14, no campus Carreiros da FURG, a primeira cooperativa de plataforma para a agricultura familiar de Rio Grande, o e-COO. O projeto busca facilitar a comercialização solidária online por meio de uma tecnologia social inovadora.

Fruto de uma parceria a FURG, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul) e a Universidade de Toronto, o "e-COO – Cooperativismo de Plataforma: inovação e tecnologia social para o fortalecimento da agricultura familiar da região geográfica imediata de Pelotas” foi aprovado por uma chamada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Na FURG, é conduzido pelo Centro de Ciências Computacionais (C3), pelo Instituto de Letras e Artes (ILA) e pelo Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico (Nudese).

"É um dia muito especial. Sou filho e neto de agricultores e sei o quanto esse trabalho é desvalorizado. É nosso papel, como universidade, trabalhar para que ele seja cada vez mais valorizado. Aqui se materializa o pensamento de uma universidade, pois é onde se faz a diferença para a sociedade", afirmou o reitor Danilo Giroldo. "É um modelo de universidade que não se fecha em si, que sabe que tem o papel de abrir as suas portas e construir junto, no mesmo nível hierárquico. O projeto engloba muito mais que comprar um alimento; há gerações aqui, toda uma cultura e uma vivência com o território".

Para a coordenadora geral do e-COO e diretora do iTec, Sílvia Botelho, a meta é que, no mínimo, 20% das compras de hortifrutigranjeiros da região passem a ser realizadas através da nova plataforma. "O objetivo é comprar diretamente da casa de quem produz, sem atravessadores", destacou, após ressaltar o trabalho coletivo que envolve todo o projeto. "Ao contrário do modelo usual de comércio eletrônico que visa o lucro e a monopolização do capital pela empresa administradora, a nossa plataforma contará com a gerência dos próprios produtores”.

Vice-coordenadora do e-COO e professora de Artes Visuais, Viviani Kwecko falou sobre os dez meses de trabalho que antecederam o lançamento e as conversas que teve com agricultores nas feiras do agricultor, aos sábados. As pesquisadoras foram a campo para ouvir as pessoas, anotar, questionar e compreender, através de experiências e da sabedoria popular, como criar uma tecnologia social competitiva para a agricultura familiar. "Tivemos um caminho difícil e temos ainda uma nova etapa, mais desafiadora, que é fazer com que essa plataforma realmente funcione, e que a comunidade de Rio Grande comece a se olhar como comunidade. Tudo aqui é feito com o coração, e precisamos valorizar o que é nosso", falou.

"Nós agricultores, às vezes, não temos a dimensão do que a gente significa", disse Gilvane da Silva, da Sítio Silva, empresa que está na terceira geração de agricultores. "Hoje, reunidos aqui, com esse olhar da FURG acima de nós, a gente volta a ter auto-estima e trilhar o caminho, após o período difícil que atingiu as ilhas de setembro a dezembro".

"Este sentimento se define em uma palavra: confiança", comentou Ana Laura, uma das consumidoras mais antigas do Nudese. "Eu confio porque estou comprando um arroz que não tem expropriação do trabalho; eu confio no que os agricultores estão plantando, porque além de nos fazer consumir, eles também consomem os seus produtos. A FURG está nos proporcionando um consumo que é de confiança".

O projeto conta com a participação de estudantes do programa de pós-graduação em modelagem computacional, dos cursos do ILA e de outras unidades acadêmicas que estabelecem relação com o Nudese.

Durante a cerimônia, o grupo Terno de Reis entoou canções clássicas do cancioneiro nacional.

Mais informações podem ser obtidas no perfil do projeto no Instagram, onde também é possível fazer o seu cadastro.

 

 

Gallery

Cooperativa facilita comercialização solidária de produtos orgânicos direto do produtor

Fernando Halal/Secom