QUALIDADE DO AR

Estudo sobre redução da poluição atmosférica completa um ano

Pesquisa desenvolvida pelo PPG em Ciências da Saúde foi publicada em revista científica

Durante o último ano, o Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da FURG monitorou os níveis de poluição atmosférica de Rio Grande e região no período de isolamento social. O estudo indicou redução de até 50% nos níveis de ozônio. Recentemente, a pesquisa que faz parte da tese de doutorado de Ronan Tavella foi aceita para publicação na revista International Journal of Environmental Research.

O agravamento da pandemia alterou os planos dos pesquisadores, que deixaram de instalar filtros de monitoramento e passaram a utilizar dados de satélite. Em agosto de 2020, o grupo analisou os níveis de poluentes atmosféricos durante o lockdown aderido pela Prefeitura de Pelotas. A pesquisa apontou que as concentrações de ozônio, monóxido de carbono e material particulado reduziram 30%, 12% e 32%, respectivamente.

Os pesquisadores têm se dedicado a estudar os impactos do Modelo de Distanciamento Controlado empregado no Rio Grande do Sul desde maio de 2020. O professor Flavio Rodrigues relata que as medidas restritivas de isolamento social são importantes para a contenção dos casos de infecção e também para a redução dos níveis de poluição. No entanto, o professor alerta para o aumento de 47% do poluente Material Particulado em Rio Grande.

Flavio finaliza indicando a adoção do isolamento social por toda a população. “Estas medidas são importantes tanto para o controle da pandemia quanto para a melhoria da qualidade ambiental”, apela o professor.