VOLTA ÀS AULAS

Atividades culturais e informativas marcam o início do ano letivo na FURG-SLS

Calouros foram recepcionados pela comunidade acadêmica na Acolhida Cidadã/Solidária

Photograph: Gabriela Schmalfuss/SECOM

Com três dias de programação, a Acolhida Cidadã/Solidária marcou o início do primeiro semestre letivo de 2023 na FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS). Criada em 2010, a iniciativa tem o objetivo de recepcionar e integrar a comunidade acadêmica, em especial os calouros.

Nesta edição, a Acolhida Cidadã/Solidária foi construída por meio da mobilização de estudantes, entidades sociais e acadêmicas, coordenações de cursos, direção e Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).

As boas-vindas aconteceram a partir de dois eixos: um deles foi direcionado a atividades informativas, que buscaram ambientar os novos estudantes à estrutura e ao funcionamento do campus São Lourenço do Sul, e o outro, a atividades culturais, com o objetivo de fomentar a socialização, o lazer e a formação de laços entre os presentes.

Na segunda-feira (20), a programação teve início à tarde, com recepção dos estudantes veteranos aos calouros de Agroecologia e Gestão Ambiental, sarau artístico-cultural multicursos, exposição fotográfica sobre ecologia e café da tarde coletivo promovido pelo projeto de extensão Pancpop e pelo Centro Acadêmico Margaridas. À noite, os estudantes de Educação do Campo, Gestão de Cooperativas e Letras Português foram recebidos pelos colegas, e a Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária (Ineesol) promoveu uma oficina com os presentes.

Já na terça-feira (21), foi vez dos professores dos cinco cursos oferecidos no campus se apresentarem aos novos alunos. Além disso, foram promovidas as oficinas de artesanato e de libras, replicadas na noite seguinte. Ainda na terça, ocorreu uma atividade de integração corporal proposta por estudantes e egressas do curso de Educação do Campo.

O último dia da Acolhida Cidadã/Solidária deste semestre, quarta-feira (22), foi iniciado com um mutirão de coleta de resíduos no Arroio São Lourenço. À tarde e à noite, realizou-se a apresentação institucional do campus, com participação da equipe diretiva, representantes da secretaria, da Prae e da biblioteca setorial do campus. No mesmo dia,  ocorreu a Feira Autônoma dos Estudantes da FURG; exibição dos filmes “A História das Coisas” e “Solo Fértil”, promovida pelo Programa de Educação Tutorial em Gestão Ambiental; e sarau poético musical.

Durante os três dias, também esteve exposta a intervenção "Até que a morte nos separe" da artista visual Graça Craidy, que denuncia a violência contra as mulheres dentro de relacionamentos amorosos.

Primeiros passos na vida universitária

Em novembro de 2022, enquanto cursava o ensino médio na Escola Estadual de Ensino Médio Cruzeiro do Sul, que fica ao lado do Prédio 1 da FURG, Daiane Ferreira de Aquino teve a oportunidade de conhecer a universidade na Semana Aberta. Naquele momento, se aproximou do curso de Gestão de Cooperativas, formação na qual atualmente ela é caloura, após ter sido aprovada no Processo Seletivo Próprio da universidade.

“Me interessei pela Gestão de Cooperativas em novembro, quando estive aqui na Semana Aberta, e acabei me encantando com o curso. A FURG abriu as portas para mim, e hoje eu estou aqui”, conta, destacando que a recepção promovida por colegas e professores na primeira semana de aulas foi muito legal e acolhedora.

Manoel Kabke Igansi está no quinto semestre e é um dos veteranos de Daiane no curso de Gestão de Cooperativas. Ele entende que os momentos oportunizados pela Acolhida Cidadã são fundamentais por dois aspectos: prestar esclarecimentos a quem está chegando sobre o papel e o funcionamento da universidade, e, simultaneamente, a partir da afetividade, integrar os calouros ao restante da comunidade universitária. “Agora como veterano, penso na Acolhida como um primeiro abraço nos calouros, mostrando para eles um pouco da nossa experiência, e acima de tudo dizendo a eles que não estão sozinhos e que podem contar com a nossa ajuda no que precisar”, afirma.

 

 

Gallery

Calouros foram recepcionados pela comunidade acadêmica na Acolhida Cidadã/Solidária

Foto: Gabriela Schmalfuss/SECOM