EVENTO

FURG-SLS integrou discussões do Encontro Nacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas

Evento aconteceu em Salvador/BA, de 28 de fevereiro a 2 de março

Photograph: Divulgação

De 28 de fevereiro a 2 de março foi realizado o Encontro Nacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas (Enecaf) em Salvador/BA. O curso de Licenciatura em Educação do Campo da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) foi representado no evento pelas estudantes Juliana Petry Rodrigues e Eliziane Nogueira Soares, pela egressa Juliana Soares e pela docente Amanda Motta Castro.

A programação contou com diversas atividades, como mesas, plenárias e grupos de trabalho sobre os diferentes aspectos que compõem a Educação do Campo. As principais pautas discutidas durante os quatro dias foram:

- A inserção de políticas públicas para o reconhecimento nacional da carreira docente das licenciaturas em Educação do Campo;

- A inserção dos/as licenciados em editais de concurso público e em processos seletivos nas esferas municipais, estaduais e federais em todo o país;

- A construção, reconstrução, manutenção e defesa das florestas e águas como importantes espaços para atuação profissional dos educadores e educadoras formados nas licenciaturas em Educação do Campo;

- O fortalecimento das licenciaturas em Educação do Campo em sua proposta formativa e princípios pedagógicos, assim como financiamento e apoio à permanência estudantil nas instituições públicas de todo Brasil;

 A construção da pauta junto à Comissão Nacional de Educação do Campo (Conec), bem como a realização de um evento em caráter nacional, amplo, garantindo a presença de egressos e estudantes;

- O empossamento dos licenciados em concursos públicos vigentes em que foram impedidos de assumirem as vagas, seja pelo não reconhecimento da carreira ou pela não especificação da licenciatura nos referidos editais;

- A retomada do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, política pública do Governo Federal,

- E o não fechamento das escolas multisseriadas em zonas rurais.

Para Juliana Petry Rodrigues, a participação no evento foi fundamental pelo conhecimento adquirido. “A gente adquire muitos conhecimentos, fala com pessoas de todo o Brasil, com estudantes, com egressos, com professores já formados. E é muito bom essa troca de experiências, essa troca de relatos. Às vezes a gente acha que só na nossa universidade, na nossa cidade ou na nossa região tem problemas. Mas na deles também tem”.

A estudante também ressalta a importância da presença de estudantes negras representando a FURG. “Duas estudantes negras foram representar a FURG, isso foi muito importante pra mim. Inclusive lá, a gente também sentiu a falta de mulheres negras”, avalia.

“Para mim, o ponto mais importante de poder participar de um evento desse é a representatividade, que a gente vai lá e diz: ‘olha, eu sou mulher negra sim, mulher negra quilombola, estou aqui, vim representar minha universidade, estou representando várias pessoas’, e de dizer que a gente está lá, a gente está ocupando esse espaço, além do conhecimento que a gente adquire com essas trocas de experiências”, afirma Juliana.

1º Seneledoc

Estudantes e egressos das licenciaturas em Educação do Campo também realizaram simultaneamente ao Enecaf o 1º Seminário Nacional de Estudantes e Egressos das Licenciaturas em Educação do Campo (Seneledoc), que contou com a segunda plenária Nacional da Articulação Nacional de Estudantes e Licenciadas/os em Educação do Campo, dia 29 de fevereiro.

Participaram da plenária 276 pessoas de todas as regiões do país. Destas, 150 pessoas estiveram reunidas de forma presencial e 126 pessoas de forma remota, por vídeo chamada.

A temática lançada foi “Organização de base por permanência estudantil, inserção e valorização profissional”. Assim, foram projetados desafios da construção da organização a nível estadual, regional e nacional para os anos de 2024 e 2025.

Na ocasião, também foram selecionados representantes responsáveis por promoverem a articulação sobre a pauta. A estudante Eliziane Nogueira Soares, da FURG-SLS, será representante da região sul.

 

 

Gallery

Eliziane e Juliana, à esquerda, acompanhadas de estudantes de outras universidades

Foto: Divulgação