ENCONTRO

Pró-reitoria de Assuntos Estudantis conversa com servidores e alunos da FURG-SLS

Objetivo foi dialogar sobre as ações da Prae e políticas de atendimento à comunidade acadêmica

Na última quarta-feira, 5, a FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) recebeu a pró-reitora de Assuntos Estudantis da universidade, Daiane Gautério, acompanhada dos psicólogos Jaciana Araújo e Mikael Corrêa, que integram a equipe da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) do campus Carreiros, em Rio Grande.

Com o objetivo de dialogar sobre as ações desenvolvidas pela Prae e as políticas de atendimento da pasta à comunidade acadêmica, o trio realizou reuniões distintas com servidores e alunos do campus lourenciano, que foram acompanhadas pela equipe da Prae-SLS. No mesmo dia, também visitou as dependências da Casa do Estudante Universitário (CEU) no município.

No diálogo realizado com os servidores, à tarde, Daiane esclareceu o papel da psicologia escolar e os limites de atuação da Prae que, segundo ela, é estruturada para dar atenção a demandas coletivas e não questões individuais, e estabelecer uma ponte entre os discentes e as unidades acadêmicas em busca do bem viver universitário.

A pró-reitora aproveitou a oportunidade para frisar que a Prae não realiza psicoterapia e que os profissionais da pasta são encarregados, somente, por promoverem o primeiro acolhimento aos estudantes e aos servidores da universidade. Dependendo da gravidade dos casos apresentados, estes são encaminhados para a rede de atenção à saúde mental do município. Assim, apresentou protocolos que devem ser seguidos pelos professores em caso de urgência e emergência, compreendendo as especificidades da realidade multicampi.

O debate sobre saúde mental voltou a ser pauta à noite, em reunião com os discentes dos cinco cursos oferecidos pela FURG-SLS (Agroecologia, Educação do Campo, Gestão Ambiental, Gestão de Cooperativas e Letras), quando Daiane falou sobre os fluxos das ações da Prae, apresentou a rede de serviços de saúde presentes no município, e discutiu sobre os desafios do retorno presencial à saúde emocional de estudantes e professores.

Em ambos encontros, os presentes ainda expuseram suas impressões sobre o cenário social atual, que em suas concepções pode fragilizar a saúde mental da comunidade acadêmica e aumentar a demanda por atendimentos. Foram citados os novos bloqueios orçamentários, promovidos pelo Governo Federal ao ensino superior, e como isso afetará, imediatamente, a manutenção das universidades públicas; a evasão, potencializada pela pandemia; a desmotivação dos estudantes em um momento de crise econômica, e os obstáculos existentes nas novas relações entre ensino e tecnologia.

Psicóloga do campus São Lourenço, Larissa Pacheco avalia que a proposta teve êxito, pois considera que o diálogo sobre bem-estar emocional é sempre muito importante. “Desmitifica o tema, trazendo luz para um assunto que diz respeito a toda a sociedade, especialmente com as mudanças comportamentais advindas da pandemia da Covid-19”, afirma.

Atuação da Prae no campus São Lourenço do Sul

No campus da FURG São Lourenço do Sul, a Prae tem oferecido apoio à comunidade acadêmica por meio de acolhimento psicológico individual, agendado ou com demanda espontânea; nos projetos Ateliê Literário: as emoções através da arte e Ateliê das Emoções, e por intermédio das ações multidisciplinares da equipe Prae-SLS nos diferentes programas e projetos, como: Programa de Apoio aos Estudantes com Necessidades Específicas (Paene), CEU, bem como em atendimentos e acompanhamentos enquanto equipe da Prae.

Além do amparo disponibilizado pela universidade, em São Lourenço do Sul o acolhimento psicológico da rede pública de saúde é realizado no Centro de Atenção Psicossocial Nossa Casa (Caps), localizado na Rua Álvares Cabral, 101, no centro do município. Pessoas que procuram atendimento em saúde mental podem se dirigir ao local de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto nas terças-feiras pela manhã. Em todos os casos, profissionais realizam o primeiro atendimento, oferecendo apoio e escuta qualificada. Situações mais extremas continuam sendo acompanhadas pelo Caps e demandas menos graves são encaminhadas à Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência do paciente.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em função do segundo turno.

 

 

Gallery

Objetivo foi dialogar sobre as ações da Prae e políticas de atendimento à comunidade acadêmica

Foto: Gabriela Schmalfuss/SECOM