EXTENSÃO

Projeto da FURG-SLS com escola do campo promove resgate de fotografias e objetos antigos

Atividade é desenvolvida com estudantes do 6º ano da EMEF Martinho Lutero, com o objetivo de identificar elementos da história do mundo rural lourenciano

Photograph: Divulgação

Fazer com que os estudantes de ensino fundamental da zona rural de São Lourenço do Sul olhem o território ao redor, compreendendo a história local e preservando os registros de onde vivem é o que estimulou a estudante do primeiro semestre do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS), Raquel Siefert Bergmann, a desenvolver atividades do projeto de extensão “Bolanta: Etnografando o mundo rural” com a turma de 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Martinho Lutero, localizada no segundo distrito do município.

O projeto faz parte da extensão pedagógica da disciplina de Práticas Educativas Escolares e Comunitárias, com enfoque em Cultura do Campo, e os resultados obtidos serão apresentados no Seminário Integrador da LEdoC em agosto. A iniciativa recebe orientação do professor da FURG, Marlon Borges Pestana, e conta com o apoio da professora de história da EMEF Martinho Lutero, Carla Schneid.

As atividades junto à escola tiveram início na última quinta-feira, 11, quando Raquel incentivou que os estudantes buscassem registros de artefatos, fotografias, materiais e maquinários antigos do interior de São Lourenço do Sul em suas casas. Também ficou acordado a data em que eles apresentarão o que pesquisaram, compartilhando com os colegas as suas descobertas.

A acadêmica da LEdoC conta que já trabalhou com a turma em outra oportunidade, antes de ingressar na FURG, e que as crianças se mostraram empolgadas quando o projeto atual foi apresentado. “As crianças gostaram e têm o maior prazer de fazer essa pesquisa sobre artefatos e objetos antigos que têm em suas casas e nas suas famílias”.

Para Raquel, a ação é importante ao estimular que as crianças se aproximem da realidade em que estão inseridas. “As crianças precisam saber primeiro da história do lugar onde elas moram, estão crescendo e convivendo todos os dias, para depois depois dar seguimento nos aprendizados mundo afora”.

Caloura, Raquel se mostra motivada a realizar a ação ainda no início do curso. “Sou nova na FURG, é a minha primeira faculdade, ainda tenho muita coisa pela frente. Espero aprender muito ainda além do que eu já sei”, afirma. O professor Marlon explica que é no primeiro semestre que ocorrem as primeiras experiências escolares dos graduandos da LEdoC, para que seja possível vivenciar a realidade e o cotidiano das escolas do campo e, a partir daí, definir temas e propostas de pesquisa.