FORMAÇÃO

Projeto Parmis promove oficina de trabalho na FURG-SLS na próxima semana

Ação acontece de 23 a 26 de janeiro, com o objetivo de promover qualificação da análise e intervenção na política de licenciamento ambiental

Photograph: Divulgação

Na próxima semana, o Laboratório Interdisciplinar MARéSS, por meio do projeto Plano de Avaliação e Revisão da Mitigação dos Impactos Socioambientais (Parmis), realiza uma oficina de trabalho no campus da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS).

As atividades acontecem de 23 a 26 de janeiro no prédio 3, com a presença dos analistas ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/RJ), Julio Dias e Bruno Teixeira.

A maior parte das ações propostas têm caráter restrito aos integrantes do grupo, entretanto, no dia 25, a partir das 19h, será realizada uma participação dos analistas e da professora Tatiana Walter - coordenadora geral do projeto, no evento Diálogos Sustentáveis/FURG, com o tema “Gestão Ambiental Pública: novas estratégias para o licenciamento ambiental de petróleo e gás” e, às 21h, o lançamento do Boletim “Comunica Parmis”. As duas atividades são abertas ao público em geral e acontecerão no Prédio 3 do Campus São Lourenço do Sul (rua Mal. Floriano Peixoto, 1290).


No que consiste o projeto Parmis?

O projeto Parmis, existente desde 2020, atua junto ao Ibama e à empresa Trident Energy, com o objetivo de contribuir com o aprimoramento das medidas de gestão pública federal do licenciamento ambiental das atividades marítimas de produção e escoamento de petróleo e gás.

As ações propostas na oficina têm como objetivo avançar nas proposições das componentes que irão compor o eixo 4 do Plano Macrorregional de Gestão de Impactos Sinérgicos das Atividades Marítimas de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural (Plano Macro) e analisar as linhas de pesquisas que estão sendo desenvolvidas pela equipe técnica do Parmis.

A realização do Parmis é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.

Programação - Oficina de trabalho Parmis