Educação do Campo

O curso de Educação no Campo - Ênfase em Ciências da Natureza e Ciências Agrárias tem como objetivo habilitar educadores para a docência nas disciplinas relacionadas às Ciências da Natureza nas séries finais do Ensino Fundamental e nas Ciências Agrárias do Ensino Médio nas escolas do campo. Esta proposta destina-se especialmente a professores, integrantes de comunidades indígenas e quilombolas, pescadores artesanais e moradores ou pequenos produtores rurais da agricultura familiar.

CONTATO

E-mail:

educacaodocampo@furg.br

Telefone: (53) 3251-3933

 

Coordenador de curso:

Adriano Cavalleri

 

Coordenador adjunto:

Ezequiel Carvalho Miola

Área de atuação

O egresso do curso pode atuar em escolas do campo e comunidades camponesas, indígenas ou quilombolas, nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio. Também estará apto a atuar na organização do Sistema Educacional, como gestor, planejador ou coordenador de unidades, projetos e experiências educacionais formais e não formais.

Perfil do profissional

O licenciado em Educação do Campo apresenta amplo conhecimento de questões que envolvem o cotidiano do campo; analisa criticamente problemáticas ligadas a dimensões socioculturais e ambientais; incentiva o fortalecimento da identidade e da valorização de pertencimento da cultura do campo; e estimula a compreensão dos processos produtivos no campo a partir da agricultura sustentável.



Informações básicas

Duração: 8 semestres
Campus: São Lourenço do Sul
Turno: tarde e noite
Grau: licenciatura
Vagas: 40
Modalidade: presencial

Conheça as  disciplinas e professores.