FURG integra Escola de Governo do RS

O diretor presidente da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), ligada à Secretaria de Administração e dos Recursos Humanos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, oficializou na tarde desta terça-feira, 14, o convite para a Universidade Federal do Rio Grande FURG integrar o projeto da Escola de Governo do Rio Grande do Sul. Jorge Branco entregou a minuta de protocolo de cooperação técnica ao reitor João Carlos Brahm Cousin, durante reunião na Reitoria.

O protocolo deve ser assinado pelo governador Tarso Genro e as universidades participantes durante solenidade no Palácio Piratini a partir de 15 de julho. A FURG está entre as primeiras 15 universidades que fazem parte do projeto e desenvolverão programas para formação continuada de servidores públicos e de agentes sociais. A expectativa é agregar outras instituições de ensino superior gaúchas ao longo das ações, que devem iniciar no segundo semestre.

De acordo com o diretor da FDRH, essa primeira etapa servirá para demonstrar a viabilidade do projeto, em ações de curto prazo, e o planejamento para os próximos anos será iniciado em setembro. No total, serão investidos R$ 3,5 milhões. A Escola de Governo prevê, entre outros, cursos de extensão, especialização e até de mestrado profissional, este último depois do primeiro ano de funcionamento. Lançaremos ainda, em outubro, um edital de amparo à pesquisa na área de gestão pública, para pesquisadores das universidades parceiras, garante Branco.

A FURG será responsável por desenvolver o programa voltado a políticas públicas para a juventude, algo desafiador, segundo o reitor Cousin. É o tema dos temas, afirmou durante a reunião sobre as possibilidades de ação, destacando os projetos já desenvolvidos na área pela Universidade.

A reunião contou com as presenças das pró-reitoras de Graduação, Cleuza Maria Sobral Dias, e de Extensão e Cultura, Rita Patta Rache, além do professor José Geraldo Soares Damico, do Instituto de Educação, que iniciou os contatos.

A Escola de Governo compreenderá um Sistema Integrado de Formação Continuada na Administração Pública, na articulação entre o Governo do Estado, as universidades, os organismos internacionais, a sociedade civil e as diferentes esferas de governo, a partir de redes coletivas de cooperação, para multiplicar práticas inovadoras e inclusivas na gestão pública.

 

Galeria

Assunto: Arquivo