Diretoria de Obras esclarece sobre comunicação visual do Pórtico

A Diretoria de Obras agradece à comunidade acadêmica pela preocupação que vem sendo demonstrada em relação ao contraste do letreiro da estrutura de comunicação visual do pórtico de acesso ao Campus Carreiros e salienta que desde o momento de sua instalação as providências para revisão do projeto já foram tomadas pela equipe. A diretora de Obras, arq. urb. Rita de Cássia Gnutzmann Veiga esclarece que a estrutura, de grandes proporções, colocada a uma altura média de 8 metros, está sujeita aos fortes ventos característicos da região de Rio Grande, o que exigiu que a proposta fosse desenvolvida com a colocação de chapas de aço perfurado de forma a garantir a segurança da estrutura e das pessoas que transitam sob o pórtico. A estrutura tem 16 metros de largura e altura variável chegando a 2 metros.

As equipes envolvidas no projeto e na execução da estrutura metálica do pórtico, bem como das estruturas de sustentação da comunicação visual, estão elaborando novos estudos para que a solução visual seja aperfeiçoada. Uma vez que a solução técnica associada à variação na abóboda celeste (dias ensolarados, nublados, etc.) impacta no contraste entre o letreiro e o elemento de fundo o céu, contraste esse que não pôde ser fielmente simulado nos estudos gráficos desenvolvidos preliminarmente à execução, completa a arquiteta.

De acordo com a diretora, a solução que está sendo estudada tenta aliar a permeabilidade aos ventos com o contraste visual de uma nova estrutura por trás da atual. Para que seja possível a instalação é necessária a conclusão dos laudos de engenharia, trabalho que demanda algum tempo, e que estão sendo desenvolvidos por profissionais contratados pela Universidade.

Em relação à iluminação cênica do elemento de comunicação visual,a diretora esclarece que a altura do poste proposta pela empresa contratada acarretou em leve ofuscamento a motoristas de veículos altos, como ônibus. Desta forma, o poste será substituído por outro de maior altura, afirma. A diretora coloca-se a disposição para outros esclarecimentos ou sugestões por parte da comunidade acadêmica da FURG.

 

Assunto: Arquivo