LITERATURA

Ação da Agenda Social celebra Dia do Livro Infantil

Esquenta Miradas terá contação de histórias nos dias 27 e 29 de abril

Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG), dentre seus fazeres e atribuições, busca garantir estratégias e ações que colocam em cena a produção e circulação do livro infantil. Alguns destaques são a presença da Rua das Crianças na Feira do Livro da universidade, com diversas ações literárias e artísticas; além disso, a Feira conta com livreiros voltados à literatura infantil. E desde 2022 o evento vem apostando na formação de leitores, junto às infâncias, por meio do acolhimento às escolas de educação infantil e ensino fundamental.

Notícias Relacionadas

Outra importante estratégia tem sido a realização da Feirinha do Livro da FURG, que vai para a sua sexta edição em 2023. "É um espaço em que a universidade se abre para receber as escolas para juntos vivenciarmos espaços de interação literária e formação de professores", afirma a diretora de Arte e Cultura da universidade, Débora Amaral. A Feirinha é realizada pela Diretoria de Arte e Cultura (DAC) da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e conta com a participação do Instituto de Educação (IE) e do Instituto de Letras e Artes (ILA), por meio da participação direta de docentes e discentes, bem como de projetos de extensão como Socializando a Leitura, Oficina de Contação, Ateliê da Infância e Histórias que Navegam.

Um destaque importante é que, desde a sua segunda edição, a Feirinha vem apostando no lançamento de livros infantis pela Editora e Gráfica da FURG (Edgraf). Já foram lançados quatro títulos infantis: "Lulu e a Lua", "A Lenda do Ouro", "O Gato Preto" e "A Cotovia e o Pardal". O lançamento de cada livro contou com a presença dos autores e ilustradores, bem como a distribuição de exemplares para as instituições que participaram da Feirinha.

Este ano, para celebrar e marcar presença na data, a Agenda Social da FURG convida a comunidade para o Esquenta Miradas - Fórum de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista, que acontecerá nos dias 10 e 11 de maio, no Cidec-Sul, no campus Carreiros.

O Esquenta traz a realização de três contações de história do livro "Meu Amigo Faz Iiiii", de Andréa Werner. O evento acontece no dia 27 de abril, na Escola Municipal Cidade do Rio Grande/Caic, por profissionais da escola, e à noite na Livraria Albuquerque, no Praça Shopping às 19h, pela contadora de histórias Gabi Prado. No dia 29, a contação acontece às 15h na Livraria Vanguarda da rua General Neto, com a contadora de histórias Cintía Gautério (Tia Docinho).

 

 

Galeria

Divulgação