ANIVERSÁRIO

Ceamecim comemora 41 anos com Roda de Conversa

Professora Maria Inés Copello, idealizadora do Centro, falará sobre a formação de professores

Em 2022, o Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática (Ceamecim) está comemorando 41 anos e, nesse mês, recebe no dia 17, às 14h30 na sala de videoconferência do Ceamecim, a professora Maria Inés Copello para uma roda de conversa intitulada “41 anos de história na formação de professores/as”.  A atividade é aberta para o público em geral.

Notícias Relacionadas
A professora Maria Inês e o professor Luis Carlos Schmitiz na década de 1980, ambos da FURG, iniciaram a compartilhar e desenvolver atividades relacionadas ao Ensino de Ciências, que culminaram na criação do “Clube de Ciências”. O Clube tinha como objetivo fazer um trabalho de entrosamento entre os alunos da Licenciatura de Ciências com a realidade do ensino escolar, porém não vinculado ao ensino tradicional, senão a vivência de experiências inovadoras. Por sua vez, se propunha a motivar os alunos da comunidade escolar para a aprendizagem de Ciências. Anos mais tarde o Clube de Ciências veio a se tornar o Ceamecim.

A história do Ceamecim

O Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática (Ceamecim) é um centro interunidades composto por professores do Instituto de Educação (IE), da Escola de Química e Alimentos (EQA) e do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF). E tem como objetivo desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão vinculadas às áreas do ensino de Ciências e Matemática com destaque para a formação de professores e professoras além de atividades na Educação Básica.

O Centro possui ambientes para o desenvolvimento das atividades de ensino e extensãotais como: o Laboratório de Química e Biologia (Laquibio); o Laboratório de Educação Matemática e Física (Lemafi); Laboratório de Informática, e uma Central de Empréstimos com materiais didático-pedagógicos que podem ser emprestados para estudantes e servidores da FURG, além de docentes da Educação Básica. Entre os materiais para empréstimo estão: modelos anatômicos, livros, kits experimentais, reagentes químicos, vídeos, jogos, microscópios, lupas e coleção biológica em resina ou conservada em álcool.

No âmbito da pesquisa, o Ceamecim fica localizado no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências (PPGEC), nível doutorado e mestrado. O Ceamecim ainda é constituído por 10 Grupos de Pesquisa, nas áreas de Educação em Ciências e Matemática.

O Ceamecim oferece, de forma permanente, a exposição interativa: “Uma Aventura pelo Corpo Humano”, que tem como objetivo mostrar o corpo humano de forma integrada, assim, todos os sistemas do organismo são apresentados se inter-relacionando. Participam da exposição alunos e alunas de todos os níveis de ensino.

Outra atividade realizada é um projeto que ocorre em parceria com a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande intitulado ônibus-laboratório “Viajando com a Ciência”, que   busca despertar nos alunos e alunas das escolas de Educação Básica a curiosidade e o interesse pela Ciência, possibilitando uma mudança de um ensino meramente informativo em criativo e transformador. Para isso, periodicamente, o ônibus vai até as escolas da rede pública municipal de Rio Grande, para realizar atividades práticas/experimentais com os e as estudantes.

Anualmente, o Ceamecim também organiza a “Feira das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo”, com um curso de formação para professores com a finalidade de promover e discutir as etapas da construção de uma Feira de Ciências nas escolas.

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em função do segundo turno.

Convite