LIVE

Evento sobre potências e limites da prática de meditação na vida universitária acontece nesta terça, 5

Ação será transmitida pelo canal da FURG no Youtube, às 19h

Promovido em caráter mensal pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), a série de lives “Conversando sobre” vem tratando – desde outubro deste ano -, sobre pautas sobre a promoção e prevenção da saúde mental dos universitários. Nesta terça-feira, 5, o projeto transmitirá seu último programa de 2023, abordando a temática das potências e limites da prática de meditação na vida acadêmica, com início marcado para às 19h; interessados podem acessar a live clicando aqui.

Participam da conversa o professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Vinicius Demarchi Silva Terra; os estudantes da mesma instituição, Luana Narciso Valentim e Luis Felipe Santos Alvarez de Aguião; e a doutora em Psicologia e Eduação, Cynthia Castiel Menda, que coordena a atividade. Segundo a organização, a ideia do projeto “Conversando Sobre” é oferecer para alunos, técnicos e professores uma oportunidade de acessar e se apropriar de diversos elementos que compõem o tema da saúde mental, assunto este que é extremamente importante para o bem-viver na universidade.

O começo do projeto

A série de lives “Conversando Sobre” teve sua primeira ação concretizada no fim de outubro de 2023, e, segundo a coordenadora da ação, a ideia nasce fruto das atividades realizadas em seu doutorado em Psicologia. Neste estudo, a psicóloga da Prae, Cynthia Menda, trabalhou com as equipes de assistência estudantil de 65 das 69 universidades federais e, então, teve acesso a informações sobre condições de trabalho, atividades realizadas e necessidades de capacitação, atestando, neste levantamento, a necessidade de debater o tema da saúde mental para o bem-viver universitário.

“Esperamos que a comunidade acadêmica possa aproveitar este espaço e que seja mais uma via importante de trabalho em saúde mental junto aos universitários”, destacou Cynthia no início das atividades do projeto.

 

 

Assunto: Eventos