Unidade Saúde

Famed realiza ações de capacitação sobre a Esporotricose Humana e Zoonótica

Laboratório de Micologia e Secretaria Municipal de Saúde promoveram ações de capacitação em novembro

Foto: Arquivo/Secom

O Laboratório de Micologia da Faculdade de Medicina (Famed), da FURG, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde do Rio Grande, promoveu no dias 9 e 21 de novembro, na Unidade Saúde da universidade, duas ações de capacitação sobre a Esporotricose Humana e Zoonótica. A esporotricose é uma doença fúngica subcutânea que nos últimos anos tornou-se um problema de saúde pública nacional, especialmente devido à transmissão por gatos domésticos doentes.

Notícias Relacionadas

Durante os encontros, foram realizadas palestras abordando o panorama atual em nível nacional e regional da enfermidade além de discutir as propostas e as estratégias para melhoria no acesso ao diagnóstico dos pacientes como estratégias de enfrentamento do problema. As palestras foram proferidas pelas professoras Melissa Orzechowski Xavier e Rossana Patricia Basso da Famed e pela médica Shirlei Cardone da Vigilência Epidemiológica da SMS.

Também foram distribuídos folders e cartazes, os quais serão disponibilizados para a comunidade nas Unidades Básicas de Saúde,  clínicas e consultórios veterinários, no intuito de promover educação em saúde quanto a essa problemática de saúde pública.

 Os evento contou com a participação de 60 profissionais da saúde, incluindo médicos (n=18) e enfermeiros (n=23), contemplando 20 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) do município, e médicos veterinários (n=19).

Mais informações pelo e-mail labmicofurg@gmail.com.

 

Galeria

Ações de capacitação sobre a Esporotricose Humana e Zoonótica