AÇÃO BENEFICIENTE

FURG participou da organização do II Seminário Interdisciplinar: Língua, Literatura e Ensino

Evento aconteceu de 23 a 25 de agosto, em modalidade online

Foto: divulgação

Entre os dias 23 e 25 de agosto, foi realizado, em formato online, o II Seminário Interdisciplinar: Língua, Literatura e Ensino. A ação é uma iniciativa de um grupo de professores e alunos dos cursos de Letras e dos Programas de Pós-graduação em Letras. O evento foi promovido em parceria com as Universidades: Universidade Tecnológica Federal do Paraná – campus Pato Branco (UTFPR), Universidade Federal do Rio Grande do Sul – campus Porto Alegre (UFRGS), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - campus Aquidauana (UFMS) e Universidade Federal de Uberlândia – campus Santa Mônica (UFU).

Notícias Relacionadas
História do evento

O seminário teve sua primeira edição em 2020, durante a pandemia, e passou a caracterizar-se como evento beneficente (com arrecadação para instituições), interdisciplinar e acolhedor. Neste ano, o seminário favoreceu por meio de suas inscrições o Lar dos Idosos São Francisco de Assis (Pato Branco/PR) e o Lar Maria Carmem (Rio Grande). Ao todo, foram arrecadados mais de R$ 10 mil reais para ambas instituições.

Na presente edição, o seminário contou com duas palestras, uma mesa-redonda, dez oficinas de formação e 32 grupos temáticos, reunindo mais de mil estudantes e profissionais de diversas regiões do Brasil e do exterior, com a participação de estudantes e professores da Argentina, Portugal, Guiné-Bissau e França.

O caráter online da ação tem o intuito de compor-se como um evento democrático, que possibilita a participação de estudantes de várias regiões, muitas vezes, sem condições para custear o deslocamento e hospedagem em outras cidades. Além disso, o valor de contribuição é voluntário, partindo de R$5,00, com envio direto da quantia para as instituições beneficiadas.

Segundo a organização do evento, em tempos de desvalorização da ciência e uma certa apatia que incide sobre a educação, a parceria e a iniciativa do grupo do Seminário Interdisciplinar, mostra os resultados do que se faz nas universidades, das atividades de ensino, pesquisa e extensão que fazem parte do cotidiano acadêmico. Todos os palestrantes, a intérprete de libras, ministrantes de oficinas, equipe de organização, equipe técnica, mestres de cerimônia e alunos monitores, doaram seu trabalho voluntário em prol da divulgação da ciência e do diálogo com a comunidade.

 

Tópico(s): ila
Assunto: Eventos