TREINAMENTO

PET-EA promove curso de capacitação para as manipuladoras de alimentos da rede municipal de ensino

Foram capacitados cerca de 240 profissionais de 77 escolas do Rio Grande

Nos dias 21 e 23 de março de 2023, os estudantes integrantes do Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia de Alimentos (PET-EA) da FURG ministraram um curso de capacitação para as manipuladoras de alimentos (merendeiras) da rede municipal de ensino da cidade do Rio Grande. O curso de capacitação é uma das atividades do Projeto de Extensão (EXT - 2024) intitulado “Boas Práticas de Fabricação: Treinamento aplicado aos Manipuladores de Alimentos da Rede Municipal de Ensino da Cidade do Rio Grande – RS”.

A capacitação ocorreu na Escola Viva, sendo este um projeto do PET-EA em parceria com o Núcleo de Alimentação Escolar (NAE) da Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio Grande. Em dois dias foram capacitados aproximadamente 240 manipuladores de alimentos de 77 escolas do Rio Grande. A capacitação foi desenvolvida em quatro módulos sendo eles: Introdução as Boas Práticas de Fabricação (BPFs); Micro-organismos nos Alimentos; Alimentos e Ambientes Seguros e Manipulação Correta dos Alimentos. Além disso foram realizadas atividades interativas. Esta capacitação visou à melhoria da qualidade da merenda escolar e da manipulação dos alimentos com foco na segurança, bem como a qualificação técnica dos alunos do grupo PET-EA envolvidos.

Notícias Relacionadas


Os serviços de alimentação, como os refeitórios escolares, podem ser responsáveis por um grande número de surtos de doenças de origem alimentar, em função de sua abrangência, e de suas condições de operação. As BPFs são procedimentos que devem ser adotados por serviços de alimentação para garantir a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos. A aplicação das BPFs está baseada na Resolução RDC Nº 216 (BRASIL, 2004) e também na Resolução RDC Nº 275 (BRASIL, 2002) da ANVISA. O objetivo da inserção das BPFs em serviços de alimentação é garantir o fornecimento de alimentos seguros aos consumidores por meio da qualificação e treinamento dos manipuladores de alimentos, bem como, trazer informações a respeito do local de manipulação dos alimentos visando evitar as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs).