LITERATURA

PPG do ILA promove conversa com o autor de “A Vida Cabe Em Um Fusca”

Por meio da ação, Nauro busca motivar pessoas ao hábito da leitura

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom

Na tarde da última quarta-feira, 16, o Programa de Pós-graduação em Letras, do Instituto de Letras e Artes (ILA), promoveu uma ação com o fotógrafo e escritor Nauro Júnior. Na oportunidade, o autor apresentou seu mais recente lançamento “A Vida Cabe Em Um Fusca”, que conta os bastidores do projeto Expedição Fuscamérica. O vice-reitor, Renato Duro Dias, acompanhou a atividade e aproveitou para destacar a importância do palestrante e suas contribuições para a literatura regional.

Notícias Relacionadas
“É importante pra nós poder proporcionar espaços de diálogo como este. O Nauro é uma pessoa que, pelo campo que exerce e através das lentes que registra o mundo, é alguém muito compromissado com a liberdade. Estamos felizes em trazer ele aqui, no espaço acadêmico, especialmente porque a sua obra produz um sentido e significado muito relevante em como podemos enxergar e pensar o mundo”, declarou o vice-reitor durante o início da ação.

Sobre a obra e o autor

Financiado pelo programa Pró-Cultura – Lei Estadual de Incentivo à Cultura –, e editado pela Editora Satolep Press, em “A vida Cabe Em Um Fusca”, Nauro discorre sobre a sua relação pessoal com o automóvel, comentando sobre os fuscas que marcaram a sua vida, mas sobretudo, promovendo a reflexões acerca da simplicidade e do desapego. Também, dentro das 376 páginas da obra, o autor conta os bastidores da famosa Expedição Fuscamérica, projeto com o qual percorreu 17 países a bordo do seu Fusca 1968 – carinhosamente apelidado de “Segundinho” –, incluindo a Rússia, durante a Copa do Mundo de 2018.

“Parece um projeto de um maluco, mas na realidade é uma ação bem planejada; sou um jornalista que trabalha na área há 32 anos, eu uso toda minha expertise para isso, esse é o diferencial que fez com que viajássemos por tantos lugares e aparecêssemos na imprensa de mais de 30 países”, destacou Nauro.

“Esse é um livro sobre a minha vida e os fuscas da minha vida; esse carro é um símbolo de desapego, de simplicidade. Existe uma relação afetiva com esse carro no mundo inteiro. E partindo disso fica a reflexão: a felicidade está no que eu não tenho ou no que eu já tenho? As pessoas ficam buscando a felicidade no que elas não têm, no que os outros vão pensar, e nesse processo, se perde a autenticidade. Eu tinha essa fraqueza e, de alguma forma, o fusca me libertou”, ponderou o autor.

O livro foi lançado oficialmente em 2 de novembro, em Pelotas, e conta com textos de orelha e prefácio dos jornalistas Ricardo Stefanelli e Fábio Shaffner. A coordenação editorial da obra é de Gabriela Mazza, que também responde pela Satolep Press. “A Vida Cabe Em Um Fusca” tem venda exclusiva pela Livraria Vanguarda; para os leitores interessados também podem adquirir um exemplar por meio do site oficial da publicação, disponível aqui.

Aproximação com os leitores

“Eu tenho preocupação de sempre ir até o leitor, o importante é emocionar as pessoas que estão ali, tocar o coração delas para que criem ou resgatem o hábito da leitura”, explicou Nauro. Segundo o autor, que já palestrou sobre a obra em diferentes espaços, comenta que, nas universidades, o tema da conversa é um pouco diferente. “Eu trabalho muito com a ideia de capacitação, não na intenção de propriamente capacitar alguém, mas no sentido de mostrar que sempre existe um caminho possível para fazer aquilo que gosta; muitas vezes o estudante sai da faculdade sem saber o que fazer, e na maior parte das vezes, o que a pessoa mais gosta de fazer é a solução para os seus problemas profissionais”, concluiu o escritor.

 

Galeria

Por meio da ação, Nauro busca motivar pessoas ao hábito da leitura

Hiago Reisdoerfer/Secom