DISCUSSÃO

Sead promove fórum sobre Educação a Distância na FURG

Evento acontece nos dias 28 e 29 de setembro, no auditório da Sead

Pensado como um espaço de interação entre os sujeitos atuantes e simpatizantes pela educação a distância, no objetivo de dialogar sobre assuntos específicos que envolvem a modalidade de ensino, a Secretaria de Educação a Distância da FURG (Sead), promove o primeiro Fórum sobre a EAD na FURG. O evento acontece de 28 a 29 de setembro, no auditório da secretaria – localizado no campus Carreiros -, e se configura como um instrumento avaliativo que auxiliará de forma democrática, crítica e colaborativa na construção de uma política institucional da modalidade na instituição.

Notícias Relacionadas
De acordo com a organização, o evento conta com a colaboração direta de todas as unidades acadêmicas que ofertam, o ofertarão, cursos EAD, por meio do corpo docente, Técnicos Administrativos em Educação (TAEs), Estudantes, Tutores e comunidade em geral. Além disso, também se envolvem no evento: grupos de pesquisa; parceiros nos projetos de ensino, pesquisa, extensão, cultura, inovação e desenvolvimento institucional; e estudantes que utilizam o AVA FURG.

As inscrições estão abertas até o fim do dia de hoje, 21; inscreva-se clicando aqui.

Programação

Quinta, 28

18h30 - Abertura (presencial e YouTube);

19h - Mesa de Discussão: "Memórias, movimentos e perspectivas na EAD" (presencial e YouTube) com os professores Narjara Garcia e Luis Otoni

 - "A inteligência artificial na educação a distância" Mediadora: Débora Laurino

Sexta, 29

08h30 às 10h - GT 1: Educação a Distância nos cursos presenciais na FURG (presencial e virtual para os campi fora da sede e polos UAB parceiros); moderadoras e mediador: Rafaele Araujo, Daniele Jardim, Gisele Ruiz e Tiago Dziekaniak

10h15 às 11h45 - GT 2: Tecnologias e Inovação na EAD (presencial e virtual para os campi fora da sede e polos UAB parceiros); moderadoras: Cristiane Quintana, Zélia Seibt, Joanalira Magalhães e Angélica Miranda

14h às 15h30 - GT3: Institucionalização dos Cursos EAD na FURG (presencial e virtual para os campi fora da sede e polos UAB parceiros); moderadoras: Marisa Musa, Narjara Garcia e Denise Sena

15h45 às 17h15 - GT4: Possibilidades de arquiteturas pedagógicas para EAD (presencial e virtual para os campi fora da sede e polos UAB parceiros); moderadoras e moderador: Débora Laurino, Daniel Silveira e Ana Carolina Moura (Unipampa/ Dom Pedrito)

17h30 às 19h - GT 5: Tutoria na educação a distância: movimentos e desafios (presencial e virtual para os campi fora da sede e polos UAB parceiros); moderadoras: Daniele Jardim, Narjara Garcia, Gisele Ruiz e Anahy Fazio

19h - Café com conversa

19h20 às 21h - Plenária Final do "FÓRUM DE EAD NA FURG: caminhos e perspectivas" (presencial e You Tube)

- Até 10 min para cada GT apresentar o seu registro.

- Até 30 min de discussão final para o Relatório Técnico do Fórum.

Mediadora: Zélia Seibt do Couto

Sobre os Grupos de Trabalho

GT 1: Educação a Distância nos cursos presenciais na FURG

Neste grupo, discutiremos sobre a inserção da EAD nas disciplinas dos cursos de graduação presenciais da FURG, envolvendo as questões pedagógicas e administrativas. A ideia é conversar sobre os objetivos que levam a essa escolha pelos cursos e de que forma podemos utilizar a EAD no ensino presencial, sem que ela seja um instrumento para remendar problemas antigos instaurados tanto de maneira estrutural quanto de recursos humanos. Logo, para subsidiar nossos diálogos, sugerimos a vocês a apreciação da Deliberação nº 111/2019 do COEPEA, que trata sobre a regulamentação da oferta de disciplinas na modalidade a distância nos cursos presenciais de graduação da FURG, e, também, a leitura do texto "A legislação e a implantação da EAD em cursos presenciais", que nos apresenta as implicações da EAD no ensino presencial e a análise das Portarias que tratam dessa implementação, implantação destacando ainda elementos imprescindíveis para nos atentarmos à reformulação do projeto pedagógico dos cursos, o uso das TICs, a produção de material, a adoção de ambientes virtuais de aprendizagem, a tutoria entre outros.

GT 2: Tecnologias e inovação na EAD

Descrição: Neste grupo, vamos dialogar sobre como a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e seus recursos inovadores têm revolucionado a educação a distância (EAD) tornando-a mais acessível, flexível e personalizada. O uso da TIC na EAD traz diversos benefícios, incluindo acesso facilitado e adaptável à educação de acordo com as necessidades individuais dos discentes, além de propor maior interatividade e colaboração entre discentes, docentes e tutores sem falar na ampliação do acesso a recursos educacionais variados, como vídeos, podcasts, livros eletrônicos (ebooks) e artigos. Por outro lado, também vamos destacar que alguns desafios se apresentam nesse cenário de inovação, como a necessidade de habilidades digitais básicas, a necessidade de profissionais da educação estarem em constante formação sobre o uso das tecnologias digitais e o custo alto envolvido para implantação e/ou manutenção de infraestruturas de tecnologia, seja no contexto das instituições de ensino quanto no contexto do estudante. Para auxiliar nossas conversas durante o encontro, indicamos a vocês a leitura dos textos destacados que tratam sobre Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC nas práticas educacionais e sobre a triangulação entre educação a distância, qualidade e inovação.

GT 3: Institucionalização dos Cursos EAD na FURG

Descrição: Este grupo temático tem como proposta promover um espaço para o debate de questões relacionadas aos contextos, especificidades, ampliação de ofertas de cursos de graduação e pós-graduação com e sem fomento na FURG, bem como a gestão dos cursos e o pertencimento institucional dos estudantes. Também pretendemos falar sobre a mobilização de parcerias com a SEAD para atividades de extensão e de pesquisa. Para tanto, sugerimos que vocês apreciem dois textos. O primeiro,"Retrospectiva histórica da educação a distância na FURG", traz o panorama do cenário internacional no que diz respeito à EAD e suas diversas denominações durante gerações que são, resultantes do avanço das tecnologias, além de apresentar o cenário brasileiro e a posição e as condições da FURG nesse contexto. Já o segundo, "Gestão da EAD no Brasil: desafio ou oportunidade?", aborda aspectos da gestão institucional dos cursos EAD caracterizada por estruturas logísticas e pedagógicas em um trabalho integrado com um planejamento participativo e um acompanhamento colaborativo, compartilhado e democrático.

GT 4: Possibilidades de arquiteturas pedagógicas para EAD

Descrição: Neste grupo conversaremos sobre formas, maneiras e desenhos para pensar e fazer a Educação a Distância na FURG. Nossa intenção não é apresentar arquiteturas pedagógicas fixas e rígidas, mas sim, colaborativamente, questionar, conhecer e compreender nossas intencionalidades educativas e evidenciar as tecnologias digitais que conhecemos para, assim, arquitetarmos, imaginarmos e inventarmos formas de fazer EAD. Então, para dar início ao conversar, pedimos que vocês assistam previamente ao vídeo e leiam o texto, ambos indicados a seguir. O vídeo é um recorte de uma aula da professora Ana Moura (UNIPAMPA) sobre aspectos a serem considerados quando pensamos em nosso fazer profissional, em nossas disciplinas, em nossa atuação educativa..., e o texto traz a compreensão de três colegas da UFRGS sobre arquiteturas pedagógicas. Ambos darão subsídios para nossa conversa.

GT 5: Tutoria na educação a distância: movimentos e desafios

Descrição: Neste grupo, vamos conversar sobre a tutoria e o quanto esse é um papel fundamental ao ser exercido por professores das respectivas àreas do conhecimento de cada curso/disciplina. É o/a tutor/tutora que realiza a mediação pedagógica nas ações que utilizam a modalidade a distância, via um ambiente virtual de aprendizagem. É ele/ela que faz a interlocução entre o docente responsável pela disciplina, os materiais pedagógicos digitais e a dinâmica das disciplinas com os discentes, contribuindo para o desenvolvimento efetivo das práticas educativas dos cursos EAD. Logo, convidamos você a realizar as leituras dos textos que embasarão nossas discussões: "A tutoria na EaD: reflexões acerca dos papéis e da mediação pedagógica dos tutores no processo de ensino e aprendizagem", que discorre sobre a mediação pedagógica, o papel da tutoria no processo de ensino e aprendizagem, e "Tutoria no sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB): uma análise dos tutores presenciais e virtuais", que aborda as principais atividades exercidas pela tutoria (presencial e virtual) no contexto da UAB e discute que a tutoria é uma atividade docente e que as condições de trabalho desses profissionais precisam melhorar.