COVID-19

19ª Mostra da Produção Universitária confirmada para novembro em formato virtual

Período de inscrições para apresentação de trabalhos inicia no próximo dia 10

Foto: Altemir Vianna

Sob o efeito da pandemia e exaltando a importância da ciência para a sociedade, a Mostra da Produção Universitária (MPU) tem neste ano uma programação diferenciada. Em sua 19ª edição, o evento acontecerá pela primeira vez em versão integralmente online, no mês de novembro, com as atividades que compõem o formato original adaptadas à nova realidade de isolamento social.

Notícias Relacionadas

"O grande desafio é repensar o modelo que já tínhamos bem estabelecido, e que funcionava super bem, com mais de mil trabalhos inscritos", explica o professor Leandro Bugoni, que está à frente do grupo de trabalho junto com a Comissão Organizadora. "Isso está tomando bastante tempo. A MPU é o maior evento da instituição, que envolve todos os campi e a educação a distância. Certamente teremos várias ações acontecendo simultaneamente de forma online, e o desafio é fazer um evento que permita a conexão entre os participantes", completa.

A 19ª MPU acontece de 11 a 13 de novembro. Estudantes de graduação, pós-graduação, servidores e comunidade externa podem submeter trabalhos a partir do próximo dia 10. A Mostra contempla diferentes eventos, como o Congresso de Iniciação Científica (CIC), o Seminário de Extensão (EXT), o Encontro de Pós-graduação (EPG), o Seminário de Ensino (ENS), o Simpósio de Cultura (SimCult) e ainda o Salão de Indissociabilidade (SI).

"Ciência é compromisso social!" é o tema escolhido para este ano. De acordo com o professor Bugoni, a pauta vem "reafirmar, neste momento de trevas e negacionismo que vivemos, a importância e o papel da ciência como norteadora da tomada de decisões da sociedade. Uma base sólida científica é muito importante para novas descobertas, para a inovação e melhoria da qualidade de vida. Então esse tema é uma reafirmação da relevância da saúde pública gratuita, o nosso SUS, e do compromisso que as instituições públicas têm com as comunidades em que estão inseridas, que afinal, são o que nos financiam e dão suporte".

As reuniões da Comissão Organizadora acontecem com frequência quinzenal desde março e envolvem mais de 20 integrantes. Atento à garantia da acessibilidade ao evento, o grupo optou por aderir ao formato assíncrono nas atividades. Ou seja, não será necessário que os alunos e professores estejam conectados ao mesmo tempo para que as tarefas sejam concluídas e o aprendizado seja adequado. "Não queremos que ninguém fique para trás. Mesmo aqueles com pouca disponibilidade de infraestrutura podem gravar vídeos de suas apresentações em um celular, de sua casa, e disponibilizá-los em uma sessão virtual", observa o professor Bugoni.

O nome do professor homenageado nesta edição, outra característica da MPU, será divulgado nos próximos dias. O tradicional show de encerramento está sendo planejado pela Diretoria de Arte e Cultura (DAC). A programação completa também será informada em breve.