ECONOMIA SOLIDÁRIA

Com organização da Ineesol, 1ª Feira Estadual da Agricultura Familiar de Capão da Canoa é declarada aberta

Evento se estende até 4 de fevereiro

Foto: Vanessa Albuquerque/Fetraf-RS
Vanessa Albuquerque/Fetraf-RS

A Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária (Ineesol) da FURG, em parceria conjunta com a Federação Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf-RS);  Emater/RS-Ascar; Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, realiza até o próximo domingo, 4, a 1ª Feira Estadual da Agricultura Familiar de Capão da Canoa.

Com a estrutura montada no Largo do Baronda, na Av. Beira Mar, no município de Capão da Canoa, o evento é aberto ao público e tem como objetivo a comercialização e exposição de produtos da agricultura familiar de diversos segmentos. No total, participam mais de 65 expositores de diferentes municípios.

A cerimônia oficial de abertura da feira ocorreu na tarde de ontem, 31 de janeiro, e contou com a presença da coordenadora da Ineesol, Márcia Umpierre (FURG-SLS). Completaram a composição de abertura do evento, o prefeito de Capão da Canoa, Amauri Germano; o superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar no Rio Grande do Sul, Milton Bernardes; o Secretário de Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini; o Deputado Federal, Dionilson Marcon (PT); o secretário Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Raphael Ayub; o coordenador geral da Fetraf-RS, Douglas Cenci; o coordenador geral do evento, Luiz Carlos Scapinelli; e o diretor de Agroindustrias da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado do RS, Elton Vargas.

Em seu discurso, a professora Márcia relembrou a atuação recente na organização  da 16ª Feira da Uva e da Agricultura Familiar, em Sarandi; e a participação do grupo na Expointer.

“A proposta de fortalecimento da Agricultura Familiar por meio das feiras é o nosso grande propósito”, enfatizou.  

Nesse sentido, além de auxiliar na organização da Feira, a Ineesol também está realizando uma pesquisa socioeconômica com os expositores e expositoras, por meio de um questionário com questões objetivas e dissertativas. A ação tem como objetivo mapear a forma de trabalho, organização e a qualidade das políticas públicas voltadas para as agricultoras e agricultores familiares.

“O contato com agroindústrias de diversos municípios do Rio Grande do Sul tem nos proporcionado um levantamento de dados e de demandas. Temos a expectativa de possibilitarmos mais matérias e atividades formativas para as próximas feiras”, explicou a coordenadora da Ineesol.  

Completam a comitiva da FURG no evento, a doutoranda de Educaçao Ambiental, Desirée Fripp do Santos e a mestra em administração e gestora de cooperativas, Melissa Duarte Orestes, ambas também pela coordenação; além  da fomanda em Gestão de Cooperativas e integrante da equipe, Tais Reisderfer; da agroecologa e bolsista da incubadora, Naytiara Souza Evaldt, e membros da equipe da Secom, José Bruno Bratti e Leonardo Gaubert, que atuam na rádio FURG FM 106,7 e digital.

O que é a Ineesol?

Institucionalizada como projeto de extensão em 2018, a Ineesol  atua nos campi de São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha,  sendo vinculada ao Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Iceac).

 A equipe é formada por estudantes e professores de diversos cursos de graduação e pós-graduação da universidade. O objetivo da ação é fortalecer a economia solidária dos municípios de São Lourenço do Sul, Santo Antônio da Patrulha e região, visando auxiliar os empreendimentos que já existem e incentivando a criação de novas iniciativas, sem deixar de lado valores como o desenvolvimento sustentável, o respeito à diversidade, o fortalecimento da democracia, a autogestão e a oposição à exploração do trabalho.  Atualmente, existem na Ineesol projetos como o Núcleo de Agroecologia da FURG Santo Antônio da Patrulha (FURG-SAP), o Grupo de Consumo Responsável Jerivá, da FURG SLS, o projeto de extensão Pancpop e outros projetos desenvolvidos por cooperativas da região.

Próximos dias

Segundo a equipe organizadora, a expectativa é que ocorra um crescimento de público, principalmente por conta do feriado de Nossa Senhora dos Navegantes (02 de fevereiro) em  vários municípios do Estado. “Nós tivemos um excelente público já no primeiro dia, e em conversa com os/as feirantes, demonstraram-se muito felizes com os resultados do primeiro dia, destacou Márcia Umpierre. Para ela, esta feira atende uma demanda específica das agricultoras e agricultores familiares e da Fetraf-RS, pois nesse período do ano não há comercialização para a merenda escolar e poucas oportunidades de propiciar outros canais para a venda de produtos.

Serviço

01/02 (quinta-feira)

10h00 – Abertura da feira

11h00 – Cozinha Show

14h00 – Cozinha Show

15h00 – Cozinha Show

16h00 – Cozinha Show

19h00 – Atração cultural (Moisa das Cordas)

21h00 – Fechamento - Janta com os expositores

 

02/02 (sexta-feira)

10h00 – Abertura da feira

11h00 – Cozinha Show

14h00 – Cozinha Show

15h00 – Cozinha Show

16h00 – Cozinha Show

19h00 – Atração cultural (Lila Borges)

21h00 – Fechamento

 

03/02 (sábado)

10h00 – Abertura da feira

11h00 – Cozinha Show

14h00 – Cozinha Show

15h00 – Cozinha Show

16h00 – Cozinha Show

19h00 – Atração cultural (Jandir e Elizandro)

21h00 – Fechamento

 

04/02 (domingo)

10h00 – Abertura da feira

11h00 – Cozinha Show

14h00 – Cozinha Show

15h00 – Cozinha Show

16h00 – Cozinha Show

19h00 – Atração cultural (Florisnei)

21h00 – Encerramento da feira

 

 

 

Galeria

José Bruno Bratti/Secom