HU-FURG/EBSERH

Curso de Doulas Comunitárias recebe Prêmio Fórum Justiça de Direitos Humanos

Atualmente em sua segunda edição, projeto já formou 24 doulas desde a implementação

Foto: Divulgação

O curso de Doulas Comunitárias, desenvolvido pelo Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG) em parceria com a Escola de Enfermagem (EEnf/Furg) e a Associação de Doulas do Rio Grande do Sul (Adosul), foi vencedor do I Prêmio Fórum Justiça de Direitos Humanos, na categoria Gênero, Raça e Sexualidade. A premiação visa reconhecer iniciativas desenvolvidas no Rio Grande do Sul.

Notícias Relacionadas

A cerimônia de entrega dos prêmios acontece na próxima terça-feira, 12, às 17h, no Auditório da Procuradoria da República no Rio Grande do Sul do Ministério Público Federal.

O curso de Doulas Comunitárias do HU-FURG surgiu como uma iniciativa de humanização da assistência ao parto no hospital, e também como parte do projeto de inserção de doulas na instituição, em cumprimento à Lei Municipal 8.286/2018, que permite a entrada de doulas na maternidade sempre que solicitado pela parturiente. Seu objetivo é democratizar a assistência das doulas, permitindo que mais parturientes possam ser acompanhadas por essas profissionais, sem gerar custos para o hospital e para as mulheres atendidas, ao mesmo tempo em que se oferta mais qualificação às profissionais que estão em formação.

O curso está, atualmente, na sua segunda edição. É oferecido de forma gratuita e destina-se à formação de doulas oriundas de diversas localidades de Rio Grande e região, priorizando a inscrição de mulheres pretas e/ou indígenas e residentes na zona rural.

A duração é de um ano e seu formato é pioneiro na região Sul do Brasil, sendo o único curso que abrange formação teórico-prática. As aulas são ministradas por doulas, enfermeiras, médicas e outras profissionais da saúde. Os encontros acontecem uma vez por mês, aos sábados, para permitir que trabalhadoras possam comparecer às aulas e se manter no curso. A partir do sexto mês, iniciam-se os estágios práticos supervisionados no Centro Obstétrico e Maternidade do HU-FURG, nos quais as futuras doulas cumprem plantões de 12h cada, em duplas ou trios, e acolhem as usuárias do SUS que chegam para avaliação, internação ou para ganhar seus bebês e que desejam receber seus cuidados.

A primeira edição do curso teve 103 candidatas inscritas, das quais 40 foram selecionadas para o início das aulas em 10 de setembro de 2022, e formou 24 doulas em setembro deste ano (foto). A segunda edição triplicou o número de inscritas, 300, das quais 40 foram selecionadas e iniciaram as aulas em 16 de setembro de 2022, com previsão de formatura em setembro de 2024.

Entre as doulas formadas na primeira turma estão mulheres da zona urbana e rural de Rio Grande, Pelotas, Santa Vitória do Palmar e Canguçu, que seguem envolvidas em atividades relacionadas às Unidades Básicas de Saúde de suas comunidades e agora podem atuar também de forma remunerada com gestantes e famílias que desejem contratar seus serviços.

A coordenação geral do curso é da professora Fabiane Francioni (EEnf), com a coordenação adjunta das doutoras Tânia Maria da Fonseca (HU-FURG e Famed) e Janaína Saavedra (HU-FURG e Famed) e de Gabrielle Araújo (Adosul).