Em 2018, o Laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo à Leitura (Lapil) da FURG, coordenado pela professora Silvana Zasso, firmou uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Rio Grande (Smed) para realização de formações continuadas de alfabetizadores, que começaram neste ano de 2019.
Coletivo de Entomologia Aplicada à Agroecologia da FURG-SLS participa do 23º Dia Sinodal da Saúde e Alimentação
Coepea aprova a atualização de normas acadêmicas e reconhece oficialmente a greve dos técnicos, professores e estudantes
ICMBio inicia consulta pública para criação do Parque Nacional do Albardão
Na reunião, Vanessa reconheceu e agradeceu a parceria com a FURG e ressaltou o quanto estas ações contribuíram no trabalho de formação das alfabetizadoras neste ano. O professor Felipe Alonso também enfatizou a importância deste momento avaliativo em conjunto.
As ações de formação continuada tiveram o relato e a socialização das práticas alfabetizadoras como estratégia de formação continuada e de valorização das ações desenvolvidas nas salas de aulas de cada professora. O objetivo é constituir uma comunidade formativa, contribuindo para uma prática alfabetizadora cada vez mais intencionalizada. Neste sentido, a professora alfabetizadora é protagonista do seu processo formativo numa dinâmica de “escuta do outro”, conforme afirma a docente Silvana Zasso.
Ainda de acordo com Silvana, a parceria “segue resistindo e a universidade continua cumprindo seu papel social, acreditando que pode fazer a diferença”.