REFLEXÃO

Junho sustentável na FURG tem atividades planejadas até a próxima quinta, 17

Programação iniciou com a 2ª edição da semeia

Proposto pela reitoria da universidade e pela Secretaria Integrada de Gestão Ambiental (Siga), o Junho Sustentável é um momento alusivo à reflexão sobre as atividades desenvolvidas na instituição, contemplando impactos ambientais e práticas de sustentabilidade. A programação do evento foi construída em conjunto com as unidades acadêmicas e administrativas da FURG e engloba uma série de ações pautadas em divulgação científica, palestras, arte, cultura e até mesmo na criação de um pomar, no Campus de Santo Antônio da Patrulha.

Notícias Relacionadas

A programação do mês alusivo iniciou oficialmente no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, com uma edição especial do programa Janela Musical, seguida da abertura oficial da 2ª Semana de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semeia), na última segunda-feira, 7. O evento contou com toda uma programação própria voltada para destacar ações e projetos relacionados ao tema, com a participação de diversos pesquisadores e profissionais de todo Brasil. Ao todo foram nove mesas redondas, realizadas em modo remoto, com transmissão ao vivo pelo canal da FURG no Youtube.

De acordo com o reitor Danilo Giroldo, o Junho Sustentável é um importante momento de reflexão e discussão sobre práticas de sustentabilidade, meio ambiente e conservação, dentro e fora da universidade.  A temática, desenvolvida com seriedade na instituição, conversa com a ligação da universidade com os ecossistemas costeiros e oceânicos. “A FURG tem não apenas o compromisso com essas questões, mas também as prioriza em suas atividades administrativas e acadêmicas”, comentou o gestor.

Segundo Danilo, a universidade realiza de forma constante a adaptação de suas atividades e projetos para adequar-se aos parâmetros ambientais estabelecidos pelas próprias normativas institucionais. Por meio desse trabalho é possível não só minimizar danos ao meio ambiente, mas prevenir e dirimir esses impactos resultantes. “A FURG tem responsabilidade e respaldo sobre o tema. A instituição, por exemplo, possui uma política ambiental aprovada desde 2014, tem um sistema de gestão ambiental próprio e é aderente à agenda ambiental da Administração Pública (A3P)”, concluiu o reitor.

A Semeia e o começo das ações do Junho Sustentável na FURG

De acordo com Cleber Palma, secretário de gestão ambiental da universidade, a 2ª Semeia está atingindo plenamente seus objetivos, servindo como uma porta de entrada para os debates propostos ao longo da programação do Junho Ambiental. “Todos os palestrantes externos, que são profissionais de referência nas suas respectivas áreas, acolheram rapidamente o convite, demonstrando que a FURG é reconhecida no contexto de conservação ambiental e sustentabilidade”, destacou.

A programação desta edição mesclou lives voltadas aos aspectos mais específicos da gestão ambiental em ambientes universitários com abordagens mais amplas vinculadas a restauração de ecossistemas, aos objetivos de desenvolvimento sustentável da agenda 2030, a conservação da biodiversidade e serviços ecossistêmicos, além de planos de ação que estão em desenvolvimento na região.

“Além disso, durante o Junho Sustentável, deverá ocorrer a implantação da nova composição do Comitê Diretor do Sistema de Gestão Ambiental, e das Comissões Permanentes de Apoio à Gestão Ambiental e Sustentabilidade”, adicionou o secretário.

Ações alusivas programadas

Além da Semeia, outras quatro ações do Junho Sustentável já foram realizadas na última quarta-feira, 9, envolvendo a Coordenação de Gestão Ambiental, a Diretoria de Obras, servidores, estudantes e terceirizados do Campus de Santo Antônio da Patrulha. Na ocasião, os participantes criaram um pomar na unidade Bom Princípio, fizeram o plantio de mudas nativas e araucárias no mesmo espaço; e, também, realizaram o plantio de mudas nativas na unidade Cidade Alta.

A partir da próxima quinta-feira, 15, outras três ações acontecem, em âmbito virtual, com organização do Instituto de Educação (IE) e Instituto de Oceanografia (IO), conforme disposto a seguir:

Terça-feira, 15/06, 11h – Conversa sobre Consciência verde; Instituto de Educação (acesse clicando aqui)

Quarta-feira, 16/06, 9h – Palestra sobre Contaminação por plásticos: um problema de saúde ambiental e humana; Instituto de Oceanografia (acesse clicando aqui)

Quinta-feira, 17/06, 14h – Conversa sobre Perspectivas em Educação Ambiental a partir de pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisas Dinâmicas, Políticas, Estado e Movimentos Sociais (Dipem/FURG); Instituto de Educação (acesse clicando aqui)

Repositório de materiais desenvolvidos pelas unidades sobre o tema

Impulsionando a divulgação científica de estudos e pesquisas voltadas para a temática em questão, o Junho Sustentável também reserva um espaço para organizar e compilar trabalhos realizados nas unidades acadêmicas da FURG que correlacionem outras áreas do conhecimento com as práticas de conservação ambiental e sustentabilidade. Confira a seguir:

“Educação, Ambiente e Cidadania” – Instituto de Oceanografia (acesse clicando aqui)

“Gestão Costeira Integrada: análises e produção de materiais didáticos” – Instituto de Oceanografia. “Um mar de lixo” (acesse clicando aqui); “Um mar de ameaças” (acesse clicando aqui)

“Qualidade de águas: um laboratório de ensino da FURG investindo na disseminação do conhecimento acadêmico em comunidades que dele necessitam” – Instituto de oceanografia (acesse clicando aqui)

“Pesquisa, conservação e meio ambiente: como o ICMBio equilibra esse tripé?” – Instituto de Ciências Biológicas (acesse clicando aqui)

“Sustentabilidade no Grupo de Pesquisa Observatório de Arte Pública, entorno e novos gêneros: ações em arte contemporânea” – Instituto de Letras e Artes (acesse clicando aqui)

“Agroecologia na cidade, na Universidade e na escola” – Instituto de Educação (acesse clicando aqui / vídeo disponível aqui)

“Descarte adequado de medicamentos: logística reversa” – Hospital Universitário (acesse clicando aqui)

“Covid-19 e máscaras de proteção: Impacto para saúde humana e ambiental” – Faculdade de Medicina (acesse clicando aqui)

"Metodologia qualitativa e quantitativa para conhecimento da ambientalização curricular nos PPC da FURG" - Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental (acesse clicando aqui)