PSICANÁLISE

Lexparte-FURG apresenta livro que relaciona ciências sociais a textos de Freud

"Interfaces" reúne cerca de 50 estudantes e pesquisadores de diversas regiões do país

As crises enfrentadas pelas democracias na segunda metade do século 21, a propagação massiva de ideologias higienistas, eugenistas e de forte caráter autoritário e pela manipulação de eleições a partir de estratégias que usam a psicologia aplicada como tecnologia eleitoral levam cada vez mais os cientistas políticos a recorrer à psicanálise como ferramenta de interrogação da complexidade de nossa realidade. 

Notícias Relacionadas

No meio do furacão distópico da pandemia, o psicanalista e sociólogo Fábio Dal Molin e a socióloga Lara Rodrigues Facioli, ambos professores da Universidade Federal de Rio Grande (FURG) encararam o desafio de convidar Sigmund Freud para visitar o Brasil no mundo de 2020, fazendo o pai da psicanálise falar novamente a partir de seus chamados textos sociológicos.

O livro "Interfaces: as ciências sociais e os textos de Sigmund Freud" é resultado do semestre de leituras e discussões em um projeto de extensão que contou com a participação de cerca de 50 estudantes e pesquisadores de diversas regiões do país. Todos os textos abordam as obras de Freud em sua interface com o campo da própria psicanálise, com as ciências sociais, as artes e a literatura, para mencionar alguns exemplos da diversidade temática que compõem a publicação. Da mesma forma, é importante mencionar a heterogeneidade formativa dos autores reunidos, tanto no que diz respeito às suas áreas de atuação, quanto no que toca ao nível educacional. Os ensaios publicados foram escritos por doutores, mestres, graduados ou graduandos e estudantes do ensino médio.

O projeto foi realizado na plataforma Zoom e transmitido e gravado pelo canal LexparteLab no YouTube. Os autores consideram que o livro é um convite à reflexão acerca das obras de Freud e a como o autor disponibiliza ferramentas para refletirmos sobre o mundo social e o contexto em que estamos inseridos.

O e-book foi editado pela Edgraf-FURG e pode ser acessado gratuitamente aqui. O grupo de autores é composto por Fabio Dal Molin, Lara Roberta Rodrigues Facioli, Sander Machado (prefácio), Marcelo Alves Lima, Mariana Salles Kehl, Isadora Garcia de Goes, Leonardo Roman Ultramari, Abrão Slavutzky, Valter Monteiro, André Luis Corrêa da Silva, Wagner Coriolano de Abreu, Vitória Fabia Garcia Alves, Murilo Paiotti Dias, Benjamin Dias Pacce, Leticia Lemos, Vanessa Barbosa da Conceição, Laura Suzana de Souza Benites, Marta Regina de Leão DAgord, Raquel dos Santos Moraes, Lucas Zafalon Garcia, Gloria Gean Santos da Silva, Andrew Oliveira de Oliveira, Marcia Mendonça de Lima, Luís Carlos Petry e Rudá Ricci.

Capa do livro


Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em função do segundo turno.