ACOLHIDA CIDADÃ

Lideranças indígenas femininas farão a Aula Inaugural no dia 3 de maio

Dentro da programação do Abril Indígena, Telma Taurepang e Shirley Krenak abordarão temas como saberes tradicionais, educação e ecologia

Foto: Divulgação

Um dos momentos mais aguardados da Acolhida Cidadã da FURG, a Aula Inaugural deste ano terá como convidadas duas grandes vozes do protagonismo feminino indígena.

Notícias Relacionadas

As ativistas Telma Taurepang, coordenadora geral da União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (Umiab), e Shirley Krenak, escritora e jornalista que atua na defesa dos direitos indígenas e dos rios sagrados contra a mineração, apresentam a palestra "Saberes indígenas e educação: diálogos interepistêmicos" no dia 3 de maio. O evento terá caráter híbrido, com transmissão direta do Cidec-Sul, via YouTube, a partir das 19h.

A mediação será feita pela professora Elisa Celmer, da Coordenação de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidade (Caid). Os ingressos físicos para a Aula Inaugural serão limitados e serão oferecidos através do Sistema de Inscrições (Sinsc). O link será divulgado em breve.

Para o reitor Danilo Giroldo, a presença da dupla de lideranças indígenas femininas ministrando a Aula Inaugural tem "uma simbologia muito forte" e que representa um conjunto de temas muito importantes não apenas para a universidade, mas para a sociedade brasileira como um todo. O reitor defende que é na universidade onde se desenvolve o saber científico, mas ressalta que ela também deve estar atenta à importância dos saberes tradicionais.

"A Aula Inaugural é um espaço fundamental para nos somar à luta dos direitos dos povos originários pela terra, pela valorização e proteção de sua cultura. O evento chega para reforçar, ainda, a presença da diversidade no ensino superior como um elemento fundamental para que a universidade represente a sociedade brasileira e possa, de fato, atender às próprias demandas sociais", completa o professor Giroldo.

O evento integra a programação do Abril Indígena, que será tema do FM Café desta terça-feira, 19

As palestrantes
Natural da comunidade indígena mangueira e coordenadora geral da União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (Umiab), Telma Taurepang é professora e acadêmica em Antropologia, na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Dedica sua vivência à busca pelo reconhecimento e pelos direitos das mulheres indígenas, atuando como articuladora no Green Climate Fund junto aos governos estaduais da Amazônia Brasileira.

Para Telma, a inserção dos povos indígenas no ambiente acadêmico é "uma vitória daquelas lideranças que lutaram por um passo dado para dentro das universidades". Segundo ela, é o avanço do conhecimento acadêmico mais profundo. "O conhecimento tradicional reúne dentro das universidades o valor dos povos indígenas, dando visibilidade à existência e resistência das mulheres indígenas ao longo dos seus 522 anos de luta", resume a palestrante.

Ativista indígena, Shirley Krenak pertence ao povo indígena Krenak do leste do estado de Minas Gerais. Atualmente, desenvolve diversos projetos educacionais e de fomento à cultura indígena, sendo autora dos livros "A Onça Protetora" e "Krenak Ererré". Coordena o Instituto Shirley Djukurnã Krenak, uma associação sem fins lucrativos criada para contribuir e assessorar atividades sociais, culturais e socioambientais.

Shirley é coordenadora pedagógica de cursos de extensão voltados para a história indígena do Brasil, desenvolvidos em parceria com o Núcleo de Agroecologia da Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Governador Valadares. A palestrante também desenvolve trabalhos terapêuticos ancestrais voltados para a cura e para o despertar do ser humano.

Respeito e afetividade
Realizado no início de cada semestre letivo, conforme previsto no Calendário Universitário, o programa da Acolhida Cidadã é organizado pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) em parceria com unidades acadêmicas e administrativas.

A Acolhida da FURG tem como principal objetivo recepcionar e integrar os novos estudantes à vida universitária por meio de ações pautadas no respeito e na afetividade. São duas semanas de atividades que visam fortalecer o espírito de receptividade e integração na universidade.