INCLUSÃO

Palestra aborda tecnologia assistiva e comunicação alternativa nesta sexta, 24

Evento integra projeto Desafio Criativo, desenvolvido na Escola de Engenharia

O Laboratório de Criatividade da Escola de Engenharia promove nesta sexta-feira, 24, a palestra Desmistificando o Uso da Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa, apresentada por Cimone Barbosa e Hermann Gonzales. Aberto a toda a comunidade universitária, o evento começa às 10h, na sala 1105 do Pavilhão 1 do campus Carreiros da FURG.

Notícias Relacionadas

A palestrante é mãe de pessoa com deficiência e pedagoga idealizadora. Cimone Barbosa ocupa os cargos de presidente da Associação Bageense de Pessoas com Deficiência (Abadef), presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Bagé (Compede) e vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coepede).

Hermann Gonzales é técnico em informática no Ifsul - Campus Bagé e possui paralisia cerebral, sendo usuário de computador com acesso ocular e adepto da comunicação alternativa. Ele inspirou a Lei Hermann, focada em conscientizar, difundir, ampliar e definir outras formas de comunicação como método de inclusão, tais como o uso de gestos, língua de sinais, expressões faciais e símbolos pictográficos, até a utilização de sistemas sofisticados de computador com voz sintetizada.

 Cartaz