EXPOINTER

Pró-reitor da FURG participa da cerimônia oficial de inauguração do Pavilhão da Agricultura Familiar

Na ocasião, gestor da pasta de Extensão e Cultura, Daniel Prado, esteve ao lado de autoridades do país e do estado

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom

Com 372 bancas de expositores e mais de 4 milhões de reais em vendas comercializadas, o Pavilhão da Agricultura Familiar na Expointer chegou à marca de 25 anos de história. Nesta edição, a FURG participa do evento com a sua equipe da Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária (Ineesol), a partir do projeto de extensão "Feiras da Agricultura Familiar - Processos associativos”. O estande da universidade é fruto de parceria entre a instituição, a Fundação de Apoio (Faurg) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

Notícias Relacionadas
O evento oficial de abertura do pavilhão aconteceu nesta última quinta-feira, 31, ao lado do estande da FURG. O ato teve presença de autoridades do setor e de políticos, como o governador do estado Eduardo Leite, o secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, e representantes das entidades que compõem a Comissão do Pavilhão da Agricultura Familiar como o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, e a coordenadora estadual da Via Campesina, Salete Carollo. Na oportunidade, representando a universidade, esteve presente o pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Prado.

Segundo o gestor, a Expointer, no que tange ao Pavilhão da Agricultura Familiar representa um espetáculo a parte. “Ela reúne o que há de mais representativo da nossa comunidade, do nosso povo da área rural, desses empreendedores sociais da agricultura e de tudo que compõem o patrimônio das imaterialidades; do saber-fazer do campo”, explica e completa o professor: “este é um momento em que as pessoas se encontram, fazem trocas, conversam e, junto a isso, desenvolvem seus negócios. Existem outros elementos nessas relações que devem ser entendidos, aqui ilustrado pelo encontro das pessoas depois de um período tão difícil que o país passou, de exacerbamento do individualismo. Quando há encontro, há coletivismo, e o coletivismo é um dos caminhos para o desenvolvimento social”.

Ainda segundo Prado, todo esse contexto faz uma intrínseca relação com a FURG e sua ação dentro da feira. A instituição foi a universidade escolhida, em parceria com o MDA, para conduzir todo o processo de organização do Pavilhão.

“Eu quero ressaltar nossos dois campi presentes aqui: São Lourenço do Sul (FURG-SLS) e Santo Antônio da Patrulha (FURG-SAP). Além da presença da Ineesol, nós temos aqui a presença dos nossos alunos, dos mais diversos cursos de ambos os campi, promovendo ações extensionistas. Quando a incubadora desenvolve suas oficinas e demais atividades, ajuda a promover reflexão social e impacta diretamente esse fragmento da sociedade. E, ao mesmo tempo, neste processo, há a formação acadêmica dos nossos alunos por meio dessas experiências; no contato com essas famílias e pequenas agroindústrias, aprendendo a fazer, aprendendo a dialogar, a construir [...] este é um momento muito bonito, que leva o nome da FURG adiante, e, ao mesmo tempo, promove ensino e extensão”, detalhou o pró-reitor.

Ao fim da cerimônia, a Ineesol promoveu o encontro entre a agricultora agroecológica da feira de São Lourenço do Sul, Sirlei Krüger, e o governador Eduardo Leite. Na ocasião, a agricultora fez a entrega de um pão feito com plantas alimentícias não-convencionais (Panc).

A Expointer acontece de 26 de agosto a 3 de setembro, no Parque Assis Brasil, em Esteio.

 

Galeria

Na ocasião, gestor da pasta de Extensão e Cultura, Daniel Prado, esteve ao lado de autoridades do país e do estado

Hiago Reisdoerfer/Secom