INTEGRAÇÃO

Professoras do IE participaram como painelistas em evento do Ministério da Educação

Docentes integraram a programação de Formação Continuada das universidades federais

Foto: Divulgação

Nesta última segunda e terça-feira, 25 e 26, as professoras Suzane da Rocha Vieira Gonçalves - atual diretora do Instituto de Educação (IE); Gabriela Medeiros Nogueira - coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação; e Janaina Lapuente, estiveram em Brasília para participar do Seminário técnico "Formação continuada das universidades: avaliação do PNAIC e a caminhada do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada". 

Notícias Relacionadas
O evento contou com a participação de representantes do Ministério da Educação (MEC) e das universidades públicas brasileiras, com objetivo de ampliar os espaços de debate sobre a implementação de macropolíticas no âmbito da formação continuada de professoras e professores alfabetizadores no Brasil. A ação foi transmitida ao vivo pelo canal do MEC no YouTube.

No primeiro dia de atividades foi realizado um painel com a participação de ex-coordenadores do primeiro arranjo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para quatro das cinco regiões do país, na finalidade de discutir a "articulação das universidades com as redes e sistemas nacionais e a gestão do processo de formação continuado por regiões". No segundo dia, a programação debateu os impactos do PNAIC e o papel das universidades na formação continuada de professores alfabetizadores (projetos de ensino, pesquisa e extensão); essa iniciativa contou com a participação da diretora Suzane Vieira como uma das palestrantes.

Em outro painel, intitulado "Formação Continuada: o papel das entidades científicas do campo da alfabetização", as professoras da FURG, Janaína Lapuente - vinculada a Associação Brasileira de Alfabetização; e Gabriela Medeiros Nogueira – vinculada a Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação – tiveram ficaram responsáveis pela condução da atividade, na condião de painelistas. Ainda durante a programação do dia, foram realizados outros painéis para debater a temática. Antes do encerramento, o evento dedicou um espaço para a discussão dos assuntos colocados durante toda programação; o ambiente também propôs a reflexão sobre a valorização dos profissionais da educação. 

 

Galeria

Docentes integraram a programação de Formação Continuada das universidades federais

Divulgação