ALEITAMENTO MATERNO

Sala de Apoio ao Aleitamento Materno do HU-FURG é revitalizada

Espaço visa incentivar a continuidade da amamentação e a doação de leite humano

Foto: Assessoria de Comunicação do HU-FURG/Ebserh

No início de novembro, foi concluída a obra de revitalização da Sala de Apoio ao Aleitamento Materno do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O espaço é voltado à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno para as mamães trabalhadoras do HU-FURG ou da comunidade que estejam com seus filhos internados no Hospital ou que queiram doar leite ao nosso Banco de Leite Humano ou, ainda, esclarecer suas dúvidas sobre amamentação.

Notícias Relacionadas
O local foi revitalizado e mobiliado com refrigerador para armazenar o leite materno, poltronas individuais, armário guarda-volumes e televisão para atividades educativas, além de possuir banheiro próprio. As melhorias tornaram a sala em um ambiente tranquilo, confortável e privativo, permitindo a adequada acomodação da mamãe, sem interrupções e interferências externas, bem como viabilizam a retirada e o armazenamento do leite de maneira adequada e segura. A obra foi gerenciada pela Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar e pela Unidade de Comunicação Social do HU-FURG e realizada com recursos provenientes do Ministério Público Federal (MPF), mediante acordo firmado com a Associação das Amigas do HU.

A Sala de Apoio ao Aleitamento Materno é certificada pelo Ministério da Saúde e ligada ao Banco de Leite Humano (BLH) do HU-FURG. O BLH é o único do sul do Rio Grande do Sul e iniciou suas atividades em 2002, impulsionado pela Comissão do Hospital Amigo da Criança e pelas Amigas do HU, sendo implementado em 2007. Diariamente, a equipe do BLH atende demandas das UTIs Neonatal e Pediátrica do HU-FURG, por isso a doação de leite humano é fundamental para a recuperação das crianças internadas. Podem ser doadoras de leite, as mulheres que estejam amamentando e que tenham a carteira de pré-natal ou exames recentes. As doações podem ser feitas diretamente no Banco de Leite do HU-FURG, de segunda a sexta-feira (inclusive feriados), das 8h às 21h, e nos finais de semana, das 8h às 18h. As coletas em casa podem ser agendadas pelo telefone (53) 3233.8880 – as mães devem seguir as orientações dadas pela equipe responsável pelo BLH.