EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Sead celebra dia nacional da EAD

Secretaria comemora a data alusiva com reflexões sobre a educação a distância

Antes do termo “Educação a Distância” adquirir aceitação universal, muitas outras denominações foram utilizadas, como “estudos por correspondência”, “radioteledifusão escolar” ou “escola do ar”. Todos esses termos possuíam um objetivo em comum: democratizar a educação. A Educação a Distância, portanto, marca seu início no final do século XVIII, por meio de práticas de ensino por correspondência, que foram se desenvolvendo ao longo dos anos.

O acesso à educação é uma das grandes virtudes dos cursos a distância, permitindo que muitos estudantes tenham aulas em instituições de outras cidades, com diversos profissionais da área. Com a larga oferta desses cursos, os/as estudantes ganham, também, a liberdade de escolha.

Antes da pandemia de Covid-19, a modalidade já demonstrava sinais de democratização no acesso à educação, possibilitando que pessoas com dificuldade de frequentar ou de pagar por cursos presenciais pudessem acompanhar as aulas. A pandemia tornou esse movimento ainda mais forte, pois fez com que muitos conhecessem de perto essa possibilidade. Então, se antes tínhamos aqueles alunos que estudavam de forma online por falta de outras opções, agora existem alunos que fazem isso porque realmente se identificam e apresentam facilidade nesse modelo de aprendizagem.

O EAD vem conquistando espaço e credibilidade, permitindo que muitas pessoas invistam em uma educação continuada. Essa é mais uma chance de aumentar as conexões profissionais, já que conhecemos pessoas de outros lugares e temos contato com professores. Esse movimento acaba enriquecendo as possibilidades desses estudantes no mercado de trabalho.

No ano de 2007, a Pró-Reitoria de Graduação propôs a criação da Secretaria de Educação a Distância – SEaD, na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, espaço que foi responsável por gerenciar os investimentos para aquisição de equipamentos e por organizar uma equipe multidisciplinar de apoio técnico e pedagógico na área. Hoje, essa equipe é constituída por professores e acadêmicos de diferentes áreas do saber, contando com profissionais em revisão linguística, design e diagramação, criação de videoaulas, ilustrações, desenhos instrucionais, apoio pedagógico, suporte técnico de TI e comunicação síncrona e outros serviços.

Segundo a narrativa da Coordenadora do Polo UAB de Novo Hamburgo, Alessandra Preussler, “ A parceria firmada entre a Universidade e o Polo UAB de Novo Hamburgo faz com que nossas ações sejam orientadas para o cumprimento dos compromissos assumidos, os quais demandam o trabalho cooperativo de todos os participantes. Para a qualificação do processo de ensino/aprendizagem, especialmente em relação ao EaD, são imprescindíveis a interconectividade, a flexibilidade de tempo/espaço, a formação de redes colaborativas, a autonomia e a responsabilidade dos alunos, bem como a integração de mídias e linguagens. Nesta perspectiva, os esforços de todos oportunizam o ensino público e qualificado, com o intuito de trazer possibilidades de inclusão através de formação acadêmica, qualificação profissional, ampliação de conhecimentos, acesso à pesquisa e socialização para as pessoas oriundas de mais de 30 municípios que compõem o corpo discente do nosso polo. ”

Dessa forma, a trajetória da SEaD na FURG se entrelaça com a história da educação a distância no Brasil, que foi crescendo diante do desenvolvimento dos meios de comunicação, relacionando a utilização do computador à educação, e se transformando conforme as possibilidades de interatividade que essas tecnologias propiciam. Agora, em dezembro de 2022, a SEaD completa 15 anos, e estará realizando um evento para dialogar sobre os referenciais de qualidade na EAD da FURG. Para mais informações sobre o evento, acesse: https://sinsc.furg.br/detalheseventos/1827 

Em alusão ao Dia Nacional da Educação a Distância, 27 de novembro, conforme a Lei nº 13.620 de 15/01/2018 (SG/PR), a Secretaria de Educação a Distância - SEaD, parabeniza toda a comunidade acadêmica pelas ações de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional e cultural que desenvolvem e contribuem para a expansão da EAD na FURG!