MEIO AMBIENTE

Universidade, sociedade civil e poder público se unem em prol da sustentabilidade durante 4ª Semeia

Cerimônia de abertura aconteceu na manhã desta segunda-feira, 5, no Cidec

Foto: Divulgação

Seguindo a tradição, a abertura da 4ª Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semeia) foi marcada pela discussão acerca da integração entre a universidade e o poder público na busca por ações sustentáveis. A ação, que faz parte da programação do Junho Sustentável na instituição, foi realizada nesta segunda-feira, 5 – dia mundial do meio ambiente -, no auditório do Cidec-sul.

Notícias Relacionadas
Compuseram a mesa oficial o vice-reitor Renato Duro Dias; o secretário de Meio Ambiente da FURG, Cleber Palma; o prefeito municipal, Fábio Branco; o diretor do complexo de museus da FURG, Lauro Barcellos; o pró-reitor de Extensão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Eraldo Pinheiro; e o presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Werner Spotorno.

Durante sua fala, Palma ressaltou a importância de celebrar o meio ambiente, mas também, por mais festiva que seja a ocasião, também existe muita responsabilidade em refletir sobre as questões que permeiam o tema. “Comemorações como essa são cada vez mais conectadas com importância da reflexão profunda sobre essa nova visão de sociedade que vem se criando nas últimas décadas; uma visão que realmente busca pela sustentabilidade”, aponta o secretário.

“Não vamos fugir da nossa função de pensar criticamente e constantemente sobre as mudanças necessárias para alcançar a sustentabilidade. Temos pouco tempo para concluir as metas postas até 2030, enquanto sociedade, para que, até 2050, possamos dizer que realmente seguiremos sem grandes revezes ambientais”, alertou Palma ao fim de sua fala.

Para Fruet, o momento é muito especial pois, em razão de ser o dia mundial do meio ambiente, outras inúmeras pessoas nos mais diversos cantos do mundo, também se reúnem ao mesmo tempo para debater a questão ambiental. “Sempre gosto de ressaltar minha felicidade de transitar o ambiente acadêmico dessa universidade que tanto contribui com a questão ambiental. A FURG é um expoente na geração de informação e influencia muito dentro do nosso município, estado e país. Hoje, estamos aqui para dar início ao junho sustentável, nesse que é um dia muito especial; neste exato momento, em outros vários lugares do planeta todo, pessoas também se reúnem para debater as possibilidades de um futuro mais sustentável”, colocou o secretário municipal.

Por fim, o vice-reitor destacou a importância da manutenção da parceria entre a FURG e a Prefeitura do Rio Grande, que, juntas, articulam inúmeras ações em prol da comunidade, não só no que toca as questões ambientais. “Queria reforçar a importância deste evento que é fundamental para a universidade, não só para garantir os sistemas de gestão ambiental que a FURG vem consolidando em seu cotidiano, mas também para refletir qual o papel da universidade e da educação superior na temática do meio ambiente e sustentabilidade. Desejo que tenhamos um excelente evento, e, a partir desta 4ª Semeia, possamos construir ainda mais articulações em defesa de um ambiente sustentável que é o que todos nós precisamos e desejamos urgentemente”, concluiu.