PARCERIA INTERNACIONAL

Reitor participou da formatura da primeira turma de pós-graduação em curso conduzido pela FURG e universidade do Uruguai

Cerimônia aconteceu na sexta-feira, 1º, nas dependências da Utec, em Rivera

Na primeira semana de setembro, aconteceu a formatura da primeira turma do curso de Pós-graduação Binacional em Robótica e Inteligência Artificial (Pria). A cerimônia representa o sucesso e os primeiros frutos oriundos da parceria internacional firmada entre a FURG e a Universidad Tecnológica del Uruguay (Utec), em 2019; mesmo ano em que foram abertas as inscrições para o programa.

Notícias Relacionadas

Na ocasião, compondo a mesa de autoridades que conduziram a cerimônia realizada no dia 1º, fizeram-se presentes o reitor da FURG, Danilo Giroldo; o diretor do Instituto Tecnológico Regional Norte da Utec, Felipe Fajardo; o diretor de educação da Utec, Amadeo Sosa; e a conselheira da Utec, Graciela do Mato.

Segundo o professor Giroldo, a ocasião foi de extrema alegria, não só pela grande acolhida do povo uruguaio, mas também em celebrar a concretização de um sonho de longa data. “Hoje estamos celebrando não só o percurso acadêmico dos estudantes que estão encerrando sua jornada neste programa, mas também, a união acadêmica e a superação dos desafios complexos que se apresentaram ao longo do caminho até chegarmos aqui”, apontou em seu discurso o gestor.

Ainda segundo o reitor, é dever de cada trabalhador da educação buscar a superação das barreiras – sejam elas geográficas, linguísticas, técnicas, operacionais e assim por diante -, para que sejam concretizados os devidos avanços necessários para a melhoria do território onde as instituições estão inseridas, movimento que impacta diretamente e em curto prazo o desenvolvimento científico e tecnológico da região. “Ficamos felizes e realizados quando fazemos a diferença na vida das pessoas e, hoje, estamos aqui, levando a educação adiante e realizando a transformação que a sociedade espera de nós”, concluiu Giroldo.

De acordo com o professor Paulo Drews, do C3 da FURG, "foi muito bom rever os alunos, formados, contando histórias de que conseguiram avançar na carreira com novos empregos, novas oportunidades. Um dos estudantes participou de forma remota, da Alemanha, e hoje ele trabalha em um centro de pesquisas aeroespaciais por lá". Agradeceu o apoio da reitoria ao longo da implantação do curso e disse que a formatura "foi o momento de concluir a primeira geração, como chamamos. Atualmente estamos rodando a segunda turma do curso e é muito legal ver esses espaços acontecendo".

Para o professor Rodrigo Guerra, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a formatura da primeira turma do curso binacional de Especialização em Robótica e Inteligência Artificial "é um marco importante que representa um primeiro passo num plano maior de internacionalização e fortalecimento dos relacionamentos entre nossos parceiros da região do Bioma Pampa. O sonho se iniciou lá em 2017, de criarmos juntos um curso de especialização atualizado para público interdisciplinar, que inclui profissionais de diversas áreas, como saúde, jornalismo e outras tantas. Abordando temas de tecnologias emergentes e atuais, como Inteligência Artificial e Robótica, também incluindo formação de opinião e pensamento crítico sobre o impacto dessas tecnologias na sociedade. No meio do caminho encontramos uma pandemia que nos desafiou a transformar o curso semi-presencial em um curso totalmente à distância. Outro desafio que superamos de forma inédita nesse curso foi a emissão de diplomas binacionais em documento único, fortalecendo assim nossa intenção de unir esforços e transpor essas barreiras que são muitas vezes criadas por nós mesmos como sociedade".

Ainda segundo o professor Guerra, o curso "é um passo importante na direção da integração das instituições de fronteira da região sul do Brasil com aquelas da região norte do Uruguai, que encontram muitos problemas parecidos. Nós, aqui no sul do Brasil, tendemos a olhar um pouco mais para o norte de nossa região, para São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Minas Gerais, enquanto os colegas do norte do Uruguai olham para o sul, para Montevideo. Acabamos esquecendo de olhar para os vizinhos da fronteira, que muitas vezes vivem realidades e problemas muito mais próximos aos nossos. Acabamos enfrentando barreiras burocráticas ou diplomáticas".

"Nossa intenção agora é seguir derrubando essas barreiras e, juntos com o Uruguai, fortalecermos nossas respectivas regiões. Já estamos nas tratativas da criação de um programa de mestrado acadêmico que desdobrará desse curso de especialização, agora trinacional, com a entrada da UNRaf da Argentina. A meta é chegar ao doutorado, formando equipe de professores locais, gaúchos, brasileiros, uruguaios e argentinos, qualificados para ajudar a garantir nosso protagonismo pesquisando e inovando com essas tecnologias tão importantes para o futuro e a soberania de nossa região", finaliza o docente.

Sobre a parceria
Com caráter semipresencial e ministrado nas dependências do Instituto Tecnológico Regional Norte da Utec, o curso de pós-graduação binacional em Robótica e Inteligência Artificial tem seu corpo docente composto pelo quadro de professores do Centro de Ciências Computacionais (C3) e a ampla infraestrutura predial e de equipamentos da instituição uruguaia.

As primeiras inscrições para o curso foram lançadas em setembro de 2019, disponibilizando 30 vagas, das quais metade tinham destino preferencial para candidatos residentes no Uruguai, e a outra metade, àqueles residentes no Brasil. Além do programa de pós-graduação, a parceria entre as universidades aprofunda os intercâmbios acadêmicos e culturais entre as instituições por meio da assistência mútua nas áreas de formação, pesquisa e desenvolvimento institucional.