CONSTRUÇÃO COLETIVA

Grupo de estudos "Diversidade Étnico-Racial: Um Olhar Interdisciplinar" convida a comunidade para reuniões

Ação integra pesquisadores e profissionais de diversas instituições de ensino

Com a intenção de promover a compreensão e a discussão de questões étnico-raciais nos diversos âmbitos da sociedade, o grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão “Diversidade Étnico-Racial: um olhar interdisciplinar” deu início às suas atividades nesta terça-feira, 5, com o primeiro encontro online dos integrantes. O grupo é composto por pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas áreas do conhecimento e diferentes instituições; as reuniões ocorrerão semanalmente, com a próxima atividade prevista para o dia 10 de ouubro, em formato remoto. Interessados em integrar a equipe devem entrar em contato pelo e-mail: grupoetnicoracial@gmail.com.

Notícias Relacionadas
De acordo com a organização, a ideia do grupo é utilizar uma abordagem interdisciplinar para quebrar as barreiras do conhecimento fragmentado e estimular a colaboração entre os diferentes campos de estudo. Na reunião inaugural, foram apresentados os objetivos do projeto, bem como, foram propostos temas iniciais de estudo: 1) a eficácia das ações afirmativas e políticas públicas adotadas pelas universidades para promover a inclusão étnico-racial em concursos públicos; 2) A análise de propostas para reduzir desigualdades no acesso à educação e mercado de trabalho; 3) Medidas tomadas em casos de crimes de racismo; 4) Saúde mental; 5) Decolonialidade; 6 Racismo ambiental, entre outros.

Estiveram presentes na ocasião que deu origem ao projeto o professor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Flávio Manoel Rodrigues da Silva Júnior; a professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Júlia Penteado; a mestranda do Programa de Pós- graduação em Ciências Sociais da FURG (PPGCS), Niely Galeão; a assistente social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Alene da Rosa, a nutricionista da UFPel, Camila Castencio; a toxicologista ambiental e geógrafa da UFPel, Paula Florencio; a educadora física da Universidade Federal do Sergipe (UFS), Ruana Michela; e a graduanda em Toxicologia Ambiental da FURG, Victoria dos Santos.